R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 05/05/2011 às 12h24: atualizado em: 05/05/2011 às 12h35

Alckmin pode dar aumento para professores

Governador de SP também falou sobre concurso para docentes com 95,8 mil vagas

Renan Truffi, do R7

Publicidade

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), sinalizou que deve conceder aumento para professores de escolas estaduais. No ano passado, vários protestos e uma greve foram realizados pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo) para pressionar o ex-governador José Serra a conceder reajuste salarial.

- Isso [reajuste para o professorado] está sendo analisado. Nós vamos sim valorizar o professor, o início da carreira, mas ainda está em análise. Vamos completar todos os estudos para depois anunciarmos.

O secretário da Educação, Herman Voorwald, já se reuniu com a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo) para discutir questões ligadas às escolas, como a mudança do sistema de repetência dos alunos (a chamada progessão continuada) e o reajuste salarial.

Alckmin também deixou em aberto a possibilidade de o governo realizar um concurso público para preencher as 95,8 mil vagas que estão abertas no Estado para o nível PEB 2 (Professor de Educação Básica 2).

- Nós já nomeamos 10 mil professores da PEB 1 (Professor de Educação Básica 1), e vamos preenchendo todas as vagas. São concurso que vão se fazendo periodicamente, mas a ideia é ter todo mundo concursado.

Ensino técnico

O investimento de R$ 1 bilhão do governo federal para o Pronatec, o chamado "ProUni do ensino técnico", foi minimizado pelo governador, que é filiado ao PSDB-SP.

- O orçamento do Centro Paula Souza ultrapassou já bem mais que um R$ 1 bilhão.

Apesar disso, Alckmin disse que está interessado em fazer parcerias com o novo programa do governo Dilma, e elogiou a iniciativa do Pronatec.

- Eu vejo de forma muito positiva [o lançamento do Pronatec]. São Paulo tem o Centro Paula Souza há mais de 40 anos. Então temos uma tradição e um nível de qualidade excepcional nas Fatecs [Faculdade de Tecnologia] e Etecs [Escola Técnica Estadual de São Paulo]. Por isso, nós estamos inteiramente abertos e interessados nesta parceria com o governo federal.

O governador deu a entrevista após ministrar uma palestra no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), sobre a importância do Estado paulista na economia e na educação do país.

USP Leste

Sem entrar em detalhes, o governador de São Paulo confirmou que o campus da USP (Universidade de São Paulo) na zona leste terá um núcleo de formação de técnicos da área social. Porém, Alckmin não quis explicar quando este projeto deverá ser implantado.

Recentemente, a direção da universidade também divulgou que estuda criar cursos de engenharia e administração. A EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades) é hoje a única faculdade situada neste campus.

 
Veja Relacionados:  educação
educação 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping