R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

20 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 23/12/2012 às 16h31:

Cem alunos de escola estadual em São Paulo fazem livro de poesia

Os estudantes, de até 70 anos, contaram experiências de vida por meio de textos de sua autoria

Da Agência Brasil

Publicidade

Cem alunos do Ensino Médio da EJA (Educação de Jovens e Adultos), da Escola Estadual Professor Alceu Guerner Gonzalez, na periferia de São Paulo, lançaram nesta semana um livro de poesia - Minha Essência Virou Poesia. Os estudantes, de até 70 anos, contaram experiências de vida por meio de textos de sua autoria, elaborados em oficinas de língua portuguesa.

 
A ideia partiu do professor de língua portuguesa. A escola, que fica no Itaim Paulista, zona sul da capital, fez uma parceria com a Editora Terracota e inscreveu o trabalho no Programa de Projetos Descentralizados (Prodesc) do estado. Os alunos, que estudam à noite, no equivalente ao antigo supletivo, prepararam-se por cerca de seis meses nas oficinas. 

A diretora da escola Maria Cristina Ferreira, destaca sobre a participação ativa dos alunos.
 
— O interesse dos alunos foi surpreendente. Eles participaram muito ativamente. Acreditaram na ideia e, com isso, a gente conseguiu fazer com que fossem capazes de acreditar neles mesmos.

Leia mais notícias de Educação 
 
Ela conta que os autores do livro, que em sua maioria estão no equivalente ao segundo e ao terceiro ano do ensino médio, são alunos que ficaram fora da escola por muitos anos e voltaram a estudar, por necessidade, depois de adultos. 
 
— Além do desenvolvimento nas oficinas, eles tiveram que aprender rima, estrofe, como escrever um poema. A autoestima foi lá em cima. No dia do lançamento, estavam todos arrumados, as famílias felizes. Eles passaram a valorizar a educação. 
 
— Pegar uma condução cheia, lotada, chegar atrasado, não é fácil, são pais e mães de família. Estar estimulado é muito bom, eles vão voltar das férias felizes, eles valorizam agora muito mais a escola e a educação. 
 
Uma das autoras do livro, Dulci Diva Santos, de 71 anos, conta que sempre foi boa aluna, mas depois de ser reprovada no oitavo ano do ensino fundamental, quando ainda era jovem, abandonou a escola, faltou motivação.
 
— Na oitava série, eu não passei, me decepcionei demais e tive de começar a trabalhar para ajudar meus pais, daí desisti. 
 
Agora, voltou a estudar e descobriu que pode também ser poeta. O poema dela é sobre a família, cujos membros quer motivar. 

— Eu voltei a estudar para estimular meus netos e minhas netas. Tem muita gente que está sem motivação na vida. 
 
O livro, de 99 páginas, foi editado oficialmente com o registro ISBN (International Standard Book Number), sistema identificador único para livros e publicações não periódicas. 

 
Veja Relacionados:  educação,r7,livro,escola,estadual,poesia
educação  r7  livro  escola  estadual  poesia 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping