R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

31 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 20/12/2012 às 13h31:

Confira as universidades federais que não poderão realizar vestibulares para 2013

Repetição de notas baixas na avaliação do MEC gerou punição

Do R7

Publicidade

Entre os 200 cursos superiores do Brasil que tiveram seus vestibulares suspensos como punição do MEC (Ministério da Educação), cinco eram universidades e três institutos federais.

As instituições ainda podem recorrer da determinação do ministério, com exceção da Universidade Federal de Roraima (curso de matemática), do Instituto Federal do Maranhão (Engenharia Industrial e Mecânica) e do Instituto Federal do Pará (Licenciatura em Biologia). No ano passado, os três tiveram queda ou mantiveram as notas ruins da avaliação do CPC (Conceito Preliminar de Cursos) de 2008, obtendo nota 1 ou 2 (numa escala que vai até 5 pontos).

Entre as federais punidas que tiveram melhora nas notas de 2011 estão: a Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Uberlândia e o Instituto Federal de Mato Grosso.

Estas universidades e institutos que apresentaram algum tipo de melhora, mas ainda têm notas baixas, foram impedidos de aumentar o número de vagas dos cursos punidos, porém, podem recorrer da decisão de suspensão do vestibular apresentando um plano de melhorias para faculdade.

Leia mais notícias de Educação

Já as três instituições que tiveram tendência negativa foram proibidas de aumentar o número de vagas nos cursos punidos, tiveram os vestibulares suspensos, e mesmo que já tenham promovido o processo seletivo, este será cancelado e os alunos não poderão se matricular, perdendo assim a vaga conquistada.

Histórico

O MEC divulgou, na última quarta-feira (19), a lista de cursos universitários que tiveram seus vestibulares suspensos após terem resultados ruins na avaliação trienal do CPC (Conceito Preliminar de Cursos).

Dos 6.083 cursos superiores avaliados pelo Sistema Federal de Ensino, 672 (mais de 10%) tiveram desempenho insatisfatório com notas 1 e 2 numa escala de 5.

A lista total de universidades foi divulgada no Diário Oficial

Colaborou Jéssica Rodrigues, estagiária do R7

Veja Relacionados:  Educação, vestibulares, mec, punição
Educação  vestibulares  mec  punição 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping