R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 14/08/2012 às 12h57:

Confira dez dicas para conseguir uma promoção no trabalho

Especialista indica as principais atitudes que o profissional deve ter para subir na carreira

Bianca Bibiano, do R7

Publicidade

Todo mundo quer avançar na vida profissional e conseguir uma promoção, mas se engana quem pensa que essa tarefa depende apenas da vontade dos chefes.

De acordo com a vice-presidente da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Elaine Saad, subir um degrau na empresa depende muito mais do funcionário do que dos gestores.

Em entrevista ao R7 durante o 38º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas, que acontece entre os dias 13 a 16 em São Paulo, a especialista elencou dez dicas para quem quer chegar lá. Confira:

Estipular objetivos 

Para Elaine, o primeiro passo é definir se, de fato, o objetivo é ser promovido.

— Nem sempre o funcionário quer a promoção. Para saber se está apto a avançar, ele precisa fazer uma análise e estipular seus objetivos dentro da empresa.

Não desejar a promoção apenas pelo salário

As pessoas entendem a promoção como único meio de ganhar mais dinheiro, mas, antes de pensar no financeiro, elas precisam retomar as metas, que não podem ser pensadas apenas com base no salário.

— O trabalhador precisa entender que a promoção tem muito mais haver com o desejo de ter novas responsabilidades do com o desejo de receber mais.

Preparar-se para o novo cargo

Com o objetivo em mente, o funcionário precisa fazer uma auto-análise e ver se ele tem condições de receber novas responsabilidades.

— A pessoa deve se perguntar o que já desenvolveu no atual cargo, o que ela já fez que deu embasamento para ela assumir uma nova posição. Às vezes, o trabalhador passa dois meses na empresa e quer ser promovido, mas não é assim, ele precisa de experiência prática na área.

Mostrar aos chefes seus objetivos

Com as metas definidas, o funcionário deve procurar seus superiores para mostrar o desejo de ser promovido.

— O indivíduo não pode ser passivo, ficar esperando a promoção chegar até ele. Ele deve ir até a chefia e questionar, em uma conversa aberta, quais são as chances de uma promoção.
Procurar a área de recursos humanos da empresa 


Nem sempre a chefia direta está aberta a conversar com o funcionário sobre uma possível promoção. Outro caminho é procurar o setor de recursos humanos.

— Nessa conversa, o funcionário deve falar sobre o tempo que já está na empresa, falar quais são suas atividades atuais, e mostrar o desejo de crescer.

A especialista diz que muitos trabalhadores têm medo de procurar o setor por pensar que essa atitude causará uma exposição negativa, mas alerta que o receio pode ser deixado de lado.

— Esse é o trabalho dos recursos humanos, a área lida com o funcionário e não verá isso como competitivo o fato de ele querer melhorar dentro da empresa. 

Aumentar suas responsabilidades 

Segundo a especialista, muitas pessoas procuram a promoção em busca do bônus, sem pensar no ônus que o novo cargo acarreta. 

— O chefe trabalha mais, pois precisa fazer o trabalho dele e chefiar o dos demais, além de aprender a lidar com a pressão, que varia de acordo com o cargo. O funcionário que almeja isso, precisa estar preparado para assumir o peso da nova responsabilidade. Se ele não quer responsabilidades, é melhor não buscar a promoção

Ter atitude de liderança

De acordo com a especialista, após ter a conversa com o setor de recursos humanos ou com os chefes, o funcionário precisa começar a ter atitudes condizentes com o cargo que quer ter. Para ela, não adianta desejar o cargo, falar com o chefe e voltar para o lugar de onde veio sem mostrar iniciativa.

— Se ela almeja um posto de chefe, precisa começar a olhar o ambiente de trabalho de um modo amplo, conversar com os colegas, ajudá-los em seus problemas, das sugestões. 

Ter comportamento adequado 

Novos cargos prevêem novas responsabilidades, por isso, o funcionário precisa, antes e depois da promoção, ter atitudes que ajudam a mostrar o quanto ele está disposto e flexível a mudanças.

—Flexibilidade, adaptabilidade, responsabilidade são essenciais para quem quer ser promovido. Ser chefe não implica em não ter responsabilidade, pelo contrário. 

Tenha postura de chefe 

Quem almeja um cargo de gerencia deve, além de ter um comportamento adequado ao trabalho, também tomar cuidado com as relações com os colegas de trabalho. Para Elaine, isso inclui mostrar uma postura mais firme e fugir dos grupos de fofoca.

— O chefe não pode sentar com os demais funcionários e falar mal da empresa. Ele tem que vestir a camisa. Se ele não está contente com a empresa, não faz sentido ele procurar um cargo mais alto.

A especialista diz ainda que, dependendo da empresa, é importante uma mudança no vestuário.

— As roupas são a vitrine do funcionário, mas, mais do que isso, a postura dele é essencial e ele precisa manter uma postura que ele quer ver nos demais funcionários. 

Tratar o novo cargo com humildade 

Segundo Elaine, uma vez promovido, o funcionário não pode se vangloriar do cargo quer alcançou.

— Ele precisa ter humildade, agir com as demais colegas de trabalho do mesmo modo como agia antes, independente de estar em posição de liderança.

Isso ajuda, mas, segundo a especialista, não adianta para manter o novo chefe em seu cargo.

— A partir daí ele precisará definir novas metas e pensar sempre no crescimento da empresa. Não pode estagnar.

 

Veja as respostas certas neste link.

 

Veja Relacionados:  dicas,promoção,trabalho
dicas  promoção  trabalho 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping