R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 04/04/2012 às 05h40:

Conheça os testes que comprovam fluência em inglês
e saiba qual é mais indicado para você

Certificados são exigidos em seleção de empresas ou de universidades no exterior

Do R7*

Publicidade

Testes de proficiência em inglês têm grande importância tanto no mercado de trabalho quanto para os interessados em estudar fora do País. Estes exames comprovam a aptidão da pessoa com um segundo idioma, e muitas vezes são obrigatórios em processos seletivos de empresas ou de universidades no exterior.

Existem diversos exames de proficiência em inglês disponíveis para brasileiros. O certificado é válido para quem não tem o idioma como língua materna, mas possui fluência na língua.

Os quatro principais exames de proficiência na língua inglesa são Toefl (Test of English as a Foreign Language), Toiec (Test of English for International Communication), Ielts (International English Language Testing System) e CPE (Certificate of Proficiency in English). 

Leia mais notícias do R7

A principal dúvida entre os estudantes e profissionais que querem adquirir o diploma é saber qual exame é mais apropriado para cada perfil e suas expectativas.

Toefl e Toeic

Os exames Toefl e Toiec têm data de validade de dois anos. Já Ielts e CPE não possuem um prazo definido. No entanto, o mercado de trabalho e algumas universidades podem estabelecer o período máximo de tempo em que os resultados serão aceitos.

O padrão internacional recomenda que qualquer teste de proficiência deva ser aceito dentro do período de dois anos. Depois disso, é aconselhável repetir o teste.

O Toefl tem como objetivo principal avaliar o inglês de quem pretende ingressar nas universidades, especialmente americanas e canadenses. O teste é aceito em 130 países e tem como prioridade testar vocabulário e textos voltados para temas acadêmicos.

Já o Toiec foi criado a pedido da Câmara de Comércio do Japão e é direcionado aos profissionais que querem demonstrar proficiência no mercado de trabalho.

Tanto o Toiec como o Toefl são ministrados pela Educational Testing Service, instituição de Nova Jersey. Ambos utilizam a pontuação do estudante como medidor do nível de proficiência.

Ielts e Cambrigde

Os exames de proficiência Ielts e o CPE são exames britânicos. Com objetivos semelhantes, os dois buscam aprimorar o inglês para os interessados em estudar em universidades não só do Reino Unido, como também da Austrália e Nova Zelândia.

Segundo o diretor de exame da British Cousil, instituição organizadora do Ielts, Claudio Anjos, por essa diversidade de países, o exame também conta um diferencial entre os outros e aceita todos os tipos de pronúncia e vocabulário. 

— As quatro fases da prova não utilizam o inglês de uma região específica. É aceito todos os tipos de vocabulário, pronuncia e ortografia. 

O CPE é o exame de proficiência mais avançado da Universidade de Cambridge. O teste é dividido em cinco etapas, e o estudante que passa na quarta prova, chamada de CAE (Certificate in Advanced English), está apto para frequentar cursos como mestrado e doutorado no exterior como também para o mercado de trabalho. Porém, o teste oficial que prova a fluência até melhor que um nativo é o CPE.

Os testes da Cambridge foram os pioneiros no mercado de provas de proficiência e são aceitos tanto na America do Norte como também na Europa, diz Rone Costa, gerente de desenvolvimento da Universidade de Cambridge no Brasil.

O Brasil é um dos principais países que buscam o certificado de proficiência. Cada vez mais jovens estão participando do teste e se preparando para o mercado de trabalho,

Preparação

O custo para fazer os exames varia de R$ 400 a R$ 600, de acordo com a região do Brasil onde a prova é aplicada.

Para o professor de inglês Rafael Bucullo, que prepara alunos para o Toiec, aulas preparatórias são essenciais para quem quer passar em qualquer exame de proficiência. 

É de suma importância não apenas o conhecimento do idioma, mas também o conhecimento do formato de teste. Os exames de proficiência têm um formato específico de acordo com suas áreas. Se o exame for direcionado para o mercado, a prova cobrará do interessado conhecimento deste tipo de fluência, se for para estudos, o mesmo acontecerá.

*Colaborou Brunna Mariel, estagiária do R7

 

 
Veja Relacionados:  proficiência,inglês,processo seletivo
proficiência  inglês  processo seletivo 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping