R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 25/11/2012 às 00h04:

Entenda para que serve o Enade e como é a prova

Estudante habilitado não fizer o exame fica sem diploma de graduação

Do R7, com da Agência Brasil

Publicidade

O MEC (Ministério da Educação) exige que os estudantes universitários do último ano de graduação das universidades particulares e federais façam a prova do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). Mais de 580 mil universitários farão a prova neste domingo (25).

O exame serve para avaliar os cursos de graduação e não é como um vestibular - não há lista de aprovados nem número de vagas oferecidas. Os alunos que fazem a prova não concorrem a nenhum curso específico. Os resultados dos exames devem ser divulgados até 25 de dezembro.

O Enade faz parte de um sistema de avaliação maior do ministério, o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Juntando todos os parâmetros do sistema, o MEC pode definir problemas que têm que ser corrigidos nos cursos de graduação e quais faculdades não estão seguindo os mínimos padrões exigidos para seus cursos superiores. 

Leia mais notícias de Educação

Como é a prova

O Enade cobra 40 questões dos estudantes e serve para medir a qualidade dos cursos de graduação. Com ele, é possível medir a evolução de quem está perto da conclusão do curso em relação a quem acabou de ingressar. 

A prova é composta por dez questões em relação à formação geral do aluno e 30 questões relacionadas à grade curricular de cada graduação. Ambas as partes contém perguntas discursivas e múltipla escolha. O objetivo é verificar o aprendizado dos conteúdos, das habilidades e das competências necessárias para o exercício da profissão.

Para quem vale a prova 

Na edição de 2012, serão avaliados os alunos dos cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão avaliados.

O Enade é componente curricular obrigatório. Caso o estudante habilitado não realizar a prova, não poderá receber o seu diploma enquanto não regularizar a sua situação junto ao Inep.

 

 
Veja Relacionados:  educação,r7,enade,prova,como é,quem faz
educação  r7  enade  prova  como é  quem faz 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping