R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

28 de Julho de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 07/02/2013 às 00h32:

Especialistas dão dicas para estudantes que não passaram no vestibular

Coordenador diz que é importante aluno aprender com a experiência

Do R7


Publicidade

Não é fácil ter que encarar a frustação de olhar a lista de aprovados no vestibular e não ver o próprio nome. Depois de horas de estudo diários, maratonas de provas e muito esforço, o que fazer? O R7 conversou com especialistas para saber como os estudantes que não passaram no vestibular devem agir. 

Segundo Célio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante, a hora é de aprender com a própria experiência, traçar um plano de preparação, e de, principalmente, não desanimar. 

— É hora de olhar a nota que tirou e fazer uma avaliação bem crítica para ver qual foi o problema, se foi porque ele não conseguiu administrar o tempo. Ou então ele percebe que foi bem na primeira fase, mas não na segunda, então fica mais claro que ele tem que treinar a escrita. 

Élcio Bertolla, coordenador da Unidade Pinheiros do CPV Vestibulares, concorda e diz que o aluno tem que encarar o ano de estudo como “um degrau” atrás do sonho. 

— Agora é estudar e fazer muito exercício. Costumo brincar que quanto maior o desgaste do material do aluno, quanto mais folhas caídas e quanto mais ele trucidou o caderno, maior é a chance dele de passar no vestibular. 

Bertolla recomenda ainda que os estudantes que não passaram no vestibular nesse começo de ano aproveitem para “recarregar as baterias”. Em muitos cursinhos pré-vestibulares as aulas voltam no começo de março, o que significa que os estudantes têm mais ou menos um mês para descansar. 

— O aluno pode aproveitar o tempo para viajar um pouco, espairecer. É muito importante que, quando o aluno retorne, venha com todo o empenho. Todo guerreiro tem direito a um descanso. É importante que ele volte refeito, afinal é uma maratona que esses alunos enfrentam. 

Estudar apenas em casa 

Tasinafo recomenda aos estudantes, que já fizeram um ano de cursinho, que insistam e façam novamente. Segundo ele, é comum aquele aluno que diz que “já fez cursinho um ano, tem material e, por isso, vai estudar em casa”. 

— Eu não acho uma boa ideia, porque o aluno não vai fazer os simulados, por exemplo. Vale a pena fazer outro ano, vai ser importante. 

O diretor lembra ainda que nessa fase é importante pedir orientação de estudos para os professores e lembra que o estudante tem que se dedicar muito no novo ano.

— É momento dele [estudante] ser bem crítico. Um ponto pode deixar trinta pessoas na frente na lista de aprovados, não pode ficar se enganando. (...)Tem aluno que as vezes fica chateado porque o colega conseguiu passar e ele, não. É hora aprender.

Veja Relacionados:  especialistas,vestibular,aluno,coordenador
especialistas  vestibular  aluno  coordenador 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping