R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

22 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 29/06/2013 às 00h10:

Especialistas divergem sobre manifestações como tema do Enem

Razões técnicas e logísticas podem impedir inclusão do assunto no exame

Do R7

Publicidade

O tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) só será conhecido pelos candidatos no momento em que iniciarem a prova. Mas professores e especialistas na prova já avaliam as possibilidades de as manifestações realizadas durante este mês de junho serem ou não solicitadas aos candidatos.

O R7 entrevistou especialistas no assunto. Razões técnicas e logísticas podem fazer com que as chances de os protestos serem tema da redação ou caírem em questões de múltipla escolha da prova sejam mínimas.

O professor universitário e sócio da instituição de ensino Primeira Escolha, Tadeu da Ponte, entende ser pouco provável que o tema seja solicitado no exame, embora não descarte uma chance mínima de que o assunto apareça, eventualmente como tema de redação.

— Quanto às questões do Enem, é bem pouco provável porque elas já estão processadas [...], então não dá tempo para a prova deste ano. Ela já foi elaborada. Para a redação, até seria possível.

O professor reflete sobre as chances de o tema cair na redação do Enem a partir do objetivo da prova.

— Qual o objetivo de uma redação de vestibular ou do Enem? É avaliar a capacidade escrita do candidato. A intenção da banca sempre é colocar um tema que tenha forte conexão com a realidade, como no caso de provas anteriores com temas como a liberdade sem fio da internet e o Brasil como foco de imigração. Mas estes não foram os assuntos mais falados dos respectivos anos [em que foram temas]. Quanto às manifestações, pode ser que caia, mas vão pedir uma visão bastante crítica para que o candidato não venha com a redação pronta.

Leia mais notícias de Educação

Com onda de manifestações, estudantes do ensino médio querem respostas sobre a política brasileira

Caso o Enem peça para o estudante se manifestar sobre o assunto, a dica do professor é que o candidato evite argumentos prontos.

— Você pode tentar usar um argumento que domina muito em uma coisa que não serve, e assim acaba fugindo do plano da redação. Você tem que analisar e ver o que é relevante para aquele tema. Escreva algo que tem relação com o que é perguntado.

Apesar de poucas chances do tema cair na redação do Enem, Tadeu lembrou, contudo, que a redação de 2011 teve uma questão dos caras pintadas.

— A visão crítica dos movimentos populares está presente constantemente no Enem. Está na matriz de habilidade porque requer o entendimento da sociedade sobre isso.

Já para a coordenadora pedagógica do ensino médio da Oficina do Estudante, Maria Elizabete Castro, o tema deve cair no Enem. 

— Para a redação, acredito que deva cair algum tema como democracia, por conta das manifestações que aconteceram em todo País. Além do conteúdo do ensino médio, o estudante precisa adquirir a capacidade de interpretação e leitura. É uma prova muito interpretativa.

Com manifestações, estudantes retomam papel de liderança em grandes mobilizações sociais

 
Veja Relacionados:  enem, exame nacional do ensino médio, manifestações, candidatos, estudantes, prova, redação
enem  exame nacional do ensino médio  manifestações  candidatos  estudantes  prova  redação 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping