R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

30 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 30/11/2012 às 10h36:

Estudantes da PUC São Paulo barram entrada de nova reitora

Dom Odilo decide manter posse da professora nesta sexta-feira (30), mas alunos protestam

Do R7


Publicidade

Os alunos da PUC São Paulo (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) impediram a professora Anna Cintra de entrar na reitoria da universidade na manhã desta sexta-feira (30). 

O grão-chanceler, Dom Odilo Scherer, escolheu manter a posse da professora no cargo de reitora da universidade nesta sexta, mesmo com veto do Conselho Universitário na última quarta-feira (28). Lonas pretas foram colocadas ao redor da PUC e os estudantes barraram a entrada da reitoria.

O conselho havia decidido que a reitoria seria provisoriamente assumida pelo professor decano Marcos Tarciso Masetto.
 
Na última quinta-feira (29), terminou o mandato do reitor Dirceu de Mello. Ele foi reeleito por votação direta, mas Dom Odilo Scherer nomeou a professora Anna Cintra. A nomeação causou a revolta dos estudantes, que estão em greve desde o dia 14 de novembro.

Leia mais notícias de Educação

A decisão do conselho de adiar a posse foi resultado de um pedido dos universitários, que apresentaram, durante uma reunião na última quarta-feira (28), um documento onde Anna dizia se comprometer em não aceitar o cargo de reitora caso fosse resultado de uma nomeação (e não das eleições diretas).

Anna não participou da reunião e um dos membros do conselho alegou não ter tido tempo de analisar o recurso dos estudantes. Dessa forma, o recurso não foi julgado e uma nova reunião está marcada para o dia 12 de dezembro.

O adiamento da posse na reitoria é inédito na PUC. Desde 1980, a universidade foi a primeira do Brasil a ter eleições diretas para o cargo.

Entenda

Os protestos dos universitários começaram após a nomeação da professora Anna Cintra para o cargo de reitora da universidade. Ela tem 73 anos e foi a terceira colocada na disputa que contou com votos de estudantes e de funcionários. Mesmo perdendo, foi nomeada pelo cardeal Dom Odilo Scherer. O primeiro colocado foi o ex-reitor da instituição, Dirceu de Mello.

No dia 13 de novembro, cerca de 600 estudantes passaram a noite na reitoria da universidade, no bairro de Perdizes, zona oeste da capital. Na manhã da última quarta-feira (28), porém, eles decidiram desocupar o prédio e seguiram em marcha até a Fundação São Paulo.

 

 

Veja Relacionados:  Greve, puc, reitoria, anna cintra
Greve  puc  reitoria  anna cintra 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping