R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

31 de Agosto de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 07/03/2012 às 18h09:

Maioria dos alunos da rede estadual de SP fica
abaixo do esperado em matemática e português

Pior índice no Saresp foi do ensino médio, onde 58% dos estudantes não sabem matemática

Bianca Bibiano, do R7

Publicidade

Tanto no ensino fundamental quanto no médio, a maioria dos alunos fica abaixo do desempenho esperado para as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Isso é o que revelam os primeiros dados do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), divulgados nesta quarta-feira (7) pela secretaria estadual de educação.

A avaliação é realizada anualmente com as escolas públicas de ensino fundamental e médio.

Na edição de 2011, 55% dos 470.696 estudantes do 9º ano do ensino fundamental que fizeram a prova apresentaram nível de proficiência básico nas duas disciplinas. 

Leia mais notícias do R7 

Isso significa que mais da metade tem desempenho mínimo em relação aos assuntos trabalhados nas aulas e também acompanham a turma com certa dificuldade quando comparados aos alunos de nível adequado, que conseguem o desempenho esperado para o ano em que estudam. No 9º ano, apenas 15,2% conseguiram esse patamar em língua portuguesa e apenas 9,2% em matemática.

A situação é pior quando analisados os dados referentes ao 3º ano do ensino médio. Dos 322.078 estudantes que participaram da avaliação, 58% têm conhecimento insuficiente em matemática, ou seja, ficam abaixo do nível básico.

Do total, apenas 4,5% tiveram desempenho adequado e menos de 1% conseguiu o nível avançado, ou seja, foram além do esperado para a série.

Mesmo com os baixos números, o secretário-adjunto da Educação, João Cardoso Palma Filho, afirma que a educação no Estado teve uma melhora. Em relação a 2010, os alunos de ensino médio tiveram um avanço de 0,6% em matemática e de 0,1% em língua portuguesa.

- O desempenho está muito abaixo do esperado. No ensino médio, entretanto, as dificuldades não são enfrentadas apenas em São Paulo. Os baixos índices são uma preocupação de todos os Estados e até de outros países.

Apesar de a maioria das médias do Saresp 2011 ter sido mais alta que as da edição anterior da prova, os alunos da rede estadual paulista não retornaram ao patamar registrado em 2009, quando as notas eram maiores entre alunos de 9º ano do fundamental e do 3º ano do médio. Segundo Palma Filho, isso não representa uma piora na educação.

- Não acredito que houve piora nesses anos. Na minha avaliação, houve estabilização dos resultados.

Apenas o 5º ano do ensino fundamental apresentou crescimento positivo com relação à nota do Saresp. Na matéria de exatas, a média foi de 201,4 em 2009, 204,6 em 2010, e 209 em 2011. Já em língua portuguesa, ela ficou estável em 190,4 em 2009 e 2010 e subiu para 195 em 2011.

Expectativas 

Segundo Maria Lúcia Guardia, coordenadora de informação, monitoramento e avaliação educacional da secretaria da educação, a partir deste ano, o governo estadual vai implementar novas estratégias para melhorar as notas e também para atrair mais estudantes para participar da prova, já que esta é facultativa e tem apresentado queda. 

Entre as medidas, está a contratação de professores que foram aprovados nos últimos concursos da rede. Segundo a secretaria, entretanto, não há previsão de novos concursos na área. 

Outra medida é a avaliação de desempenho realizada no início do ano letivo, para ajudar no planejamento anual de aulas. Segundo Maria Lúcia, ainda não há comprovação de que essa medida melhore as aulas, mas servirá para pautar os professores ao longo do ano. 

- Com isso, eles poderão ver o que o estudante tem de dificuldade logo no começo e, a partir daí, programar aulas focadas nesses aspectos.

 
Veja Relacionados:  saresp,piora,educação,sp,análise,alunos,
saresp  piora  educação  sp  análise  alunos 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping