R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

19 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 17/01/2011 às 11h35:

MEC divulga nota de corte do Sisu

Estudantes podem avaliar os cursos em que têm mais chances até amanhã

Do R7

Publicidade

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (17) as notas de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no site do programa. Agora os estudantes podem avaliar em quais instituições têm chances de conseguir uma vaga antes que as inscrições terminem nesta terça-feira (18). O prazo para alteração de cadastro também acaba amanhã.

Veja aqui a norte de corte do seu curso

A relação também informa a relação candidato-vaga para cada curso e o número de inscrições que cada instituição já recebeu. Os candidatos que têm direito a uma vaga através de políticas afirmativas devem entrar no sistema para acessar as vagas a que estão aptos. 

Veja sua nota no Enem

As notas de corte divulgadas consideram o peso atribuído a cada uma das provas do Enem pelo curso ou pela instituição. Se o candidato não quiser alterar seu cadastro e não obter a nota suficiente para a carreira escolhida, o sistema emitirá uma mensagem informando que ele não pode entrar na disputa.

Como se inscrever

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo, que usa exclusivamente a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), poderão concorrer a uma das 83.125 vagas disponíveis em 83 instituições públicas. Para fazer a inscrição no Sisu, é preciso informar senha e número de inscrição no exame.

Faça aqui sua inscrição

Neste primeiro semestre, 39 universidades federais, cinco estaduais, 38 institutos federais de educação e uma instituição educacional autônima participam da seleção unificada.

Como funciona o Sisu


No momento da inscrição, que ocorre em apenas uma etapa, o estudante poderá fazer até duas opções de curso, por ordem de preferência, nas vagas oferecidas pelas universidades e faculdades participantes. Caso mude de ideia, será possível trocar as opções assinaladas até 18 de janeiro.

O candidato precisa definir se deseja concorrer às vagas gerais ou às destinadas para cotas. O sistema seleciona, por ordem de opção, qual o curso em que o candidato está apto a ser aprovado.

Os classificados vão ser escolhidos dentro do número de vagas abertas em cada carreira. Caso tenha sido aprovado nas duas graduações que escolheu, o aluno poderá se matricular apenas na primeira opção e não poderá disputar vagas em outras etapas do Sisu.

Os aprovados não poderão participar da lista de espera do Sisu, mesmo que não tenham se matriculado na faculdade. Serão feitas três chamadas sucessivas e, em cada uma delas, os selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula.

Quem for aprovado na segunda opção de curso continuará concorrendo a uma vaga na carreira que havia sido escolhida como primeira opção, mesmo que já tenha feito a matrícula na instituição de ensino. Isso permite ao aluno ocupar uma vaga caso haja desistências.

Se o candidato for chamado para ocupar uma vaga no curso de primeira opção, sua entrada no curso alternativo será cancelada. Quem não for chamado em nenhum dos dois cursos pode confirmar interesse em ficar na lista de espera e aguardar uma nova oportunidade. Com isso, o Sisu deve ter apenas uma rodada.

É preciso ficar atento ao período definido pela faculdade para a entrega de documentos obrigatórios para a matrícula.

 

 

 
Veja Relacionados:  sisu
sisu 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping