R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Novembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 27/01/2013 às 00h31:

MEC divulga segunda chamada do Sisu

Aprovados devem realizar as matrículas entre os dias 1º e 5 de fevereiro

Do R7

Publicidade

O MEC (Ministério da Educação) divulgou, neste sábado (26), a segunda chamada dos convocados pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). A relação pode ser vista na página do Sisu na internet. Os aprovados devem realizar as matrículas entre os dias 1º e 5 de fevereiro. A divulgação estava prevista apenas para segunda-feira (28), mas o MEC antecipou a consulta.

Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do sistema neste primeiro semestre.
No total, o MEC (Ministério da Educação) informou que 1,95 milhão de pessoas garantiram a participação na primeira edição deste ano do Sisu. O número foi considerado um recorde.

O número de inscrições é 11% maior que o do ano passado e os candidatos concorrem a 129.319 vagas em 3.752 cursos. Depois de cinco dias, o total de inscrições foi de 3.801.894, já que cada pessoa pôde se candidatar a dois cursos. O registro também é recorde.

Leia mais notícias de Educação

Caso as notas entre candidatos sejam iguais, o desempate deve acontecer seguindo a ordem: maior nota da redação; maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, maior nota obtida na prova de matemática; maior nota obtida na prova de ciências da natureza e maior nota obtida na prova de ciências humanas.

Estudantes que não forem selecionados na segunda chamada precisam se aderir à lista de espera, no site, para concorrer às vagas remanescentes. O prazo de adesão a lista vai do dia 28 deste mês, até 8 de fevereiro. As universidades devem convocar os selecionados na lista de espera no dia 18 de fevereiro.

Para garantir a permanência dos alunos de baixa renda nas universidades federais, o governo lançou na semana passada uma bolsa estudantil de R$ 400. A medida deve entrar em vigor ainda neste ano.

Polêmica

Estudantes de todo País entraram com pedidos na Justiça para adiar a divulgação do resultado do Sisu em 2013. O motivo era a impossibilidade de acessar a correção da redação do Enem, e de fazer o pedido de recurso para revisão da nota.

Na última segunda-feira (11), o juiz federal da Vara Federal de Bagé (RS), Gustavo Chies Cignachi, determinou que o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgasse o resultado da prova e o espelho de correção da redação do Enem a uma estudante, permitindo a utilização de recurso contra a nota obtida. Ele determinou que até que o Inep julgasse o recurso da estudante o Sisu não poderia ter as inscrições encerradas. O MEC recorreu da decisão e ganhou a causa.

Veja Relacionados:  mec, segunda chamada, sisu, lista, aprovados, educação, r7
mec  segunda chamada  sisu  lista  aprovados  educação  r7 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping