R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

24 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 20/01/2013 às 01h01:

Não consegue achar emprego? Saiba como montar o currículo perfeito!

Especialista dá dicas do que um currículo apresentável deve ter

Rodson Baldan, do R7


Publicidade

Mesmo formadas em inúmeros cursos e com fluência em mais de uma segunda língua, ainda assim algumas pessoas encontram muitas dificuldades em conseguir um emprego. Apesar de o mercado de trabalho ser concorrido, a explicação para isso pode estar em suas próprias mãos. Organizado e informativo, um currículo pode abrir portas para as pessoas. Cheio de informações irrelevantes e mal elaborado, no entanto, ele pode ser o pior inimigo na hora de encontrar um emprego.

Em entrevista ao R7, o diretor da Easycomp Plus, rede de escolas de informática, capacitação profissional e inglês, Jaques Grinberg Costa, explicou o que um candidato ao mercado de trabalho precisa ter em um “currículo perfeito”.

Confira aqui como deve ser a estrutura de um currículo

Segundo Costa, o currículo é a primeira apresentação de um candidato a uma empresa e ele possui diversas normas que precisam ser seguidas. Essas normas variam de vaga para vaga. Currículos com foto, por exemplo, são mais indicados para locais de trabalho como lojas de shopping, onde os funcionários trabalham diretamente com as pessoas.

— Muitas vezes a pessoa é capacitada, mas falta um currículo apresentável.

Dados

Todo currículo precisa ter as informações básicas da pessoa: nome, endereço, estado civil, idade e depois as suas qualificações, afirma Costa. No campo de objetivo, é recomendado colocar apenas uma opção.

— Nada que se estenda muito. Um bom currículo tem no máximo duas páginas. Um breve resumo do seu histórico dos seus últimos empregos e não precisa detalhar todas as suas funções. É importante ter as informações de qualificação, escola onde estudou, faculdade e cursos extracurriculares.

O diretor lembra também que há uma ordem correta a ser seguida na disposição das informações. Primeiro devem ser colocadas as qualificações do candidato (anos de experiência em uma função, graduações, etc), depois as qualificações dos cursos e escolas onde a pessoa estudou. Em seguida, o candidato deve colocar as empresas em que trabalhou, em ordem decrescente e só depois vêm os cursos extracurriculares — que podem ser colocados como informações complementares —, como cursos de línguas e informática.

Não existe um número específico de empresas em que a pessoa trabalhou a serem colocados no currículo, diz Costa. O diretor afirma que o candidato pode escolher quatro ou cinco empresas de preferência que ele trabalhou para colocar no currículo. Mas atenção: deve ser evitado colocar locais em que a pessoa trabalhou por pouco tempo, para evitar perguntas constrangedoras por parte da empresa contratante.

Miniperfil

Conhecido por listar diversos adjetivos, como “proativo, determinado e atencioso”, esse campo não tem mais utilidade em um currículo, diz Costa.

— É uma opinião muito pessoal. Isso geralmente é avaliado na entrevista.

Carta de apresentação

A carta de apresentação é geralmente usada para cargos gerenciais, não sendo tão necessária sua apresentação em cargos operacionais. Ainda assim, ela pode ser enviada em anexo ao currículo ou entregue no dia da entrevista.

Honestidade

É sempre importante que o currículo seja 100% honesto, alerta Costa.

— Não se pode colocar currículo informações que sejam “mais ou menos” ou que não sejam verdadeiras. O que é muito comum é quando se fala de conhecimento em inglês. Eu não posso colocar o avançado só por causa do diploma, eu preciso colocar o real. Porque as empresas, por exemplo, podem fazer a entrevista em inglês, uma segunda língua.

 
 
Veja Relacionados:  emprego, educação, r7, currículo, montar, perfeito, dicas
emprego  educação  r7  currículo  montar  perfeito  dicas 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping