R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

1 de Setembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 05/02/2010 às 10h42: atualizado em: 05/02/2010 às 11h55

Nota mínima no Enem para concorrer a
165 mil bolsas pelo ProUni é de 400 pontos

Programa vai oferecer, neste ano, 86 mil bolsas integrais e 79 mil parciais

Mariana Londres, do R7, em Brasília

A nota mínima exigida para conceder bolsas pelo ProUni (Programa Universidade Para Todos) é de 400 pontos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de acordo com o Ministério da Educação.

Serão oferecidas 165 mil bolsas pelo programa neste semestre. O número é quase 6% maior do que os benefícios concedidos no ano passado (156 mil).

O ProUni concede isenção total ou de 50% da mensalidade em faculdades particulares a alunos de baixa renda.

Ao todo, 86 mil bolsas oferecidas serão integrais e 79 mil vão ser parciais, em 1.399 instituições de ensino superior - o que inclui faculdades, centros universitários e universidades. A previsão é o número de beneficiados aumente no segundo semestre.

As inscrições só podem ser feitas via internet, através do site do ProUni.

O ministério confirmou que a inscrição do programa começa neste sábado (6), como havia antecipado o R7. O prazo termina na próxima quarta-feira, dia 10 de fevereiro.

A faixa de renda para obter uma bolsa integral é um salário mínimo e meio por pessoa do grupo familiar. Para meia bolsa, a faixa de renda é de três salários mínimos para pessoa do grupo familiar. 

Pré-requisitos

Um dos pré-requisitos para concorrer a uma vaga é a participação no Enem 2009 - as notas das edições anteriores não são consideradas.

Os estudantes não podem ter diploma de ensino superior e devem atender a, pelo menos, uma das condições a seguir: ter feito o ensino médio completo em escola pública; ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral; ou ter feito parte do ensino médio em escola pública e parte em particular como bolsista integral. 

Professores da rede pública de ensino também podem participar do programa. 

As datas e orientações para inscrição foram publicadas nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União.

Na primeira etapa de inscrições, os estudantes devem informar as notas do Enem, que foi realizado nos dias 5 e 6 de dezembro de 2009, e o número do CPF. 

Os candidatos deverão escolher a modalidade de bolsa (parcial ou integral) em até cinco opções de instituições de ensino, cursos ou turnos, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar per capita.

As notas de corte, periodicamente atualizadas conforme o processamento das inscrições efetuadas, serão exibidas aos estudantes no momento da inscrição.

O resultado dos candidatos pré-selecionados será divulgado em 13 de fevereiro. A segunda etapa do processo seletivo, quando os estudantes terão de comprovar informações e passar por seleção própria da universidade (caso necessário), acontecerá entre 17 e 26 de fevereiro.

O objetivo do governo federal agora é ampliar o acesso ao ensino superior por meio do Fies (programa de financiamento estudantil).

O Fies atende alunos de uma faixa de renda maior do que os que procuram o ProUni.

Sem mudanças

As regras do programa de bolsas neste ano não mudaram em relação ao ano passado, como explica a secretária de educação superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci:

- O ProUni é um programa estabelecido, muito bem sucedido, que já recebeu quase 600 mil alunos nos seus cinco anos de vida. Ele vai funcionar exatamente segundo as mesmas regras [do ano passado]. O aluno tem cinco opções, vai concorrer usando a nota do Enem. Conforme a renda, ele pode ser bolsista integral ou obter uma bolsa de 50% na instituição que escolher.

Todos os alunos que fizeram o Enem podem se habilitar ao ProUni, exceto aqueles que tenham ingressado em universidade pública ou não preencham os pré-requisitos de renda.

A seleção é feita pela nota do exame. O aluno com nota melhor fica com a bolsa.
Veja Relacionados:  ProUni, enem, educação
ProUni  enem  educação 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping