R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

20 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 17/07/2013 às 13h54:

Novas tecnologias impactam na escrita dos alunos de forma significativa, diz pesquisa

Estudo mostra a percepção dos professores sobre influências das novas tecnologias no ensino

Do R7

Publicidade

Uma pesquisa do Centro Pew, realizada a partir de entrevistas com professores do nível fundamental e médio dos Estados Unidos, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens, afirma que as novas tecnologias estão impactando na escrita de estudantes de forma significativa.

Os professores precisaram classificar os seus alunos pelos conceitos “excelente” e “muito bom”, “bom”, “razoável” e “ruim” em nove habilidades da escrita.  As piores avaliações ficaram entre a leitura e compreensão de textos complexos e noção de direitos autorais.  Apesar disso, 56% dos 2.462 professores entrevistados pela pesquisa afirmam que as ferramentas digitais deixam os alunos mais propensos a escrever bem, porque podem rever os trabalhos rapidamente.

A forma de escrever também mudou com a utilização de ferramentas de compartilhamento. No Google Docs, por exemplo, um grupo de estudantes pode construir um texto único ao mesmo tempo, cada um em um computador diferente, pelo compartilhamento de arquivo. Entre os professores da pesquisa, 36% têm alunos que revisam e editam trabalhos sozinhos, e 29% fazem isso em grupo, por ferramentas como o Google Docs.

Os quadros interativos são utilizados por 52% dos professores. Os alunos de 40% deles compartilham trabalhos por blogs, sites ou wikis.

Leia mais notícias de Educação no Portal R7

Em relação a outros aspectos do desenvolvimento estudantil, cerca de 78% afirmam que as ferramentas tecnológicas incentivam a criatividade dos alunos, além da expressão pessoal. 

Entre os entrevistados, 96% concordam que as tecnologias digitais permitem que os trabalhos acadêmicos sejam compartilhados com um público mais amplo, e 79% acreditam que as ferramentas incentivam a colaboração entre os alunos. De acordo com os professores, a exposição dos trabalhos para um público maior estimula os alunos a investirem mais tempo e atenção na elaboração das atividades.

 
Veja Relacionados:  estudo, escrita, tecnologia, estudantes, influência, professores, sala de aula, trabalhos, pesquisa, Centro, Pew
estudo  escrita  tecnologia  estudantes  influência  professores  sala de aula  trabalhos  pesquisa  Centro  Pew 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping