R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

25 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 08/09/2010 às 10h01: atualizado em: 08/09/2010 às 10h58

Oito em cada dez alunos estudam em escola pública

De cada cinco estudantes brasileiros, dois moram nos Estados da região Sudeste

Rafael Sampaio, do R7

Publicidade

De cada dez alunos no ensino fundamental e médio no Brasil, oito estudam em escola pública. São 40,6 milhões de crianças e jovens (85% do total) nesta condição, segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados nesta quarta-feira (8).

A diferença entre rede pública e particular é mais acentuada no nível fundamental, o antigo 1º grau. Dos 34,6 milhões de estudantes neste nível de ensino no ano passado, 30,1 milhões (87% do total) estudavam na rede pública.

Já no ensino infantil (que inclui creches e jardins de infância), o número de crianças em instituições públicas é um pouco menor, proporcionalmente - são 2,4 milhões, cerca de 70% do total de 3,5 milhões dos matriculados nas escolinhas.

A discrepância acontece porque uma lei obriga os pais a matricularem os filhos no ensino fundamental, sob o risco de penas como multa e detenção. Entretanto, não há a mesma exigência no caso do ensino infantil.

Também há o problema da oferta de vagas - existe uma divisão na administração de escolas entre o governo federal (cuida do ensino superior, majoritariamente), os governos estaduais (cuidam do ensino médio) e as prefeituras (cuidam do ensino fundamental).

Em teoria, o ensino infantil deveria ficar com o nível municipal. Na prática, há falta de creches e maternais em todo o país.

Colégios particulares

Em todas as regiões do país, o número de alunos matriculados em escolas particulares é baixo em comparação com a rede pública. No Sudeste e no Sul, por exemplo, só 14,8% (1,9 milhão) e 10,1% (436 mil) dos estudantes estão em colégios particulares, respectivamente.

A menor diferença fica para o Centro-Oeste, onde 36% das crianças (78 mil) no ensino infantil estão na rede privada. No nível fundamental e médio, são respectivamente 16% (386 mil) e 15% (110 mil) dos alunos em escolas particulares.

A região Sudeste também é a que mais tem estudantes em todo o país - são 21,2 milhões de alunos, quase 40% do total do país (55,2 milhões). De cada cinco estudantes no Brasil, dois deles moram na região Sudeste.

A taxa de escolarização no Sudeste também é a maior do Brasil, na faixa entre 6 e 17 anos. Só entre os jovens com idade para estar no nível médio (entre 15 e 17 anos), a escolaridade é de 87,8% nesta região do país.

A escolarização para crianças de 6 a 14 anos cresceu 1,5 ponto percentual entre 2004 e 2009, chegando a 97,6% dos jovens.


Veja Relacionados:  educação
educação 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping