R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

31 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 28/09/2009 às 07h48:

Planejamento garante bom desempenho nos estudos

Estratégias de organização podem ajudar a ter sucesso nas provas que estão chegando

Do R7

Não tem jeito. Estudar, para a maioria das pessoas, é chato. Muito chato. Mas se você quer passar no vestibular, terá de saber colocar as informações que você viu em classe na folha da prova. E ponto. É isso que irá definir se o seu nome estará ou não na tão sonhada lista de aprovados.

Acha difícil sentar e estudar? Não consegue se concentrar? A programação da TV fica imperdível sempre que você pensa em abrir o livro de física? Se você está louco para ser aprovado e não manda muito bem nos estudos, leia as dicas a seguir para se sair bem.

Organização é lei

Ter um momento para estudar diariamente é preciso. Se você reservar quatro horas do seu dia para as matérias que viu em sala de aula ou no cursinho irá fixar melhor o conteúdo. Ficar enrolando e adiando a hora de estudar não é legal – além de atrapalhar a organização, também pode comprometer seu tempo livre para o lazer.

1) Comece pelo mais difícil

Sua praia é a matemática? Então, mande ver na redação. Se história faz parte das suas matérias favoritas, devore o livro de química. É mais inteligente estudar as matérias que você tem dificuldade antes de se ocupar com as que te parecem mais fáceis.

2) Treine o ouvido

Durante a aula, faça um esforço para entender o que o professor explica. Assim, quando você estudar sozinho já terá uma base do que precisa entender e memorizar. É meio caminho andado e vale a pena!

3) PC, TV e celular? Desligados

Tecnologia é ótima (e a gente, que trabalha em internet, claro que acredita e concorda), mas na hora de ler, escrever ou resolver problemas, melhor que esteja tudo desligado. Assim que a tarefa termina, você pode religar tudo e dar uma relaxada – e até trocar ideia com colegas no bate-papo instantâneo sobre provas e outros assuntos tão ou mais interessantes.

4) Fique íntimo das notícias

Fazer uma boa redação é importante. A maioria das provas exige que você escreva um texto, normalmente baseado em notícias da atualidade. Por isso, ler jornais e revistas e acessar o R7 ajudam muito. Além de melhorar vocabulário e ortografia, a leitura diária de notícias te dará argumentos para desenvolver um texto envolvente e relevante.

5) Analise o passado

Conhecer a prova que você vai enfrentar evita surpresas. Procure por avaliações de anos anteriores (o ideal é puxar as últimas três edições da prova). Sites dos vestibulares mais concorridos, como a Fuvest, oferecem exames e gabaritos para consulta. Com eles, estude e fique familiarizado com o que cai no vestibular e avalie seus pontos fracos e fortes.

6) Vá aos simulados

Se sua escola ou cursinho promovem simulados de provas de vestibular, vire freqüentador de carteirinha. Além de você treinar o que aprendeu, vê como deve se portar na hora H. Afinal, nem todo mundo está habituado a ficar sentado de quatro a cinco horas (tempo médio de uma prova de vestibular).

7) Relaxe... Mas só na véspera da prova

Quando faltar um dia para o exame, sossegue. Vá namorar, veja um filme, saia com amigos etc. Reserve a véspera para relaxar, se alimentar de forma leve e dormir muito bem. Só não adianta querer retomar todos os capítulos do livro de química - reforce seus pontos fracos na semana anterior.

Fontes: Cursinho da Poli, Stockler Vestibulares e Professor Pachecão


   
Veja Relacionados:  dicas, planejamento, estudo, vestibular
dicas  planejamento  estudo  vestibular 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping