R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

24 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 29/05/2010 às 06h00:

Professores dizem que prova do IBGE não terá questões muito difíceis

Concurso oferece 192 mil vagas temporárias para o Censo 2010

Do R7

A prova do IBGE, realizada neste domingo (30) a partir das 13h, terá nível mediano, diz professores de cursinhos preparatórios consultados pelo R7. Paulo Estrella, diretor pedagógico da Academia do Concurso, diz que esse processo seletivo será bastante semelhante ao realizado em 2009 pelo IBGE, para agente censitário. Segundo ele, “quem se preparou naquela ocasião não terá dificuldade agora”.

- Os conhecimentos técnicos valem metade da nota da prova. Normalmente, língua portuguesa tem maior peso em concursos públicos, o que não acontece com a seleção do IBGE.

Segundo o professor de português Antonio Carlos Alves, as provas da Cesgranrio, empresa realizadora do concurso, não causam surpresas para o candidato estudioso.

- A dificuldade deve ser mediana. Quanto às questões de interpretação, nunca fuja ao texto. Sempre procure a resposta no que está escrito.

Cláudia Beltrão, professora da Central de Concursos, aconselha os alunos a terem cuidado redobrado com certas palavras-chave. Algumas palavras podem mostrar, logo de cara, se uma alternativa está certa ou errada, diz ela.

- O candidato deve prestar a atenção a algumas palavras, como “unânime”, “sempre”, ou quando coloca muito não na alternativa. Se a palavra indiscutível estiver escrita, desconfie. Tome cuidado também com as palavras "nada", "todo" e "tudo". Essas palavras geralmente estão nas alternativas erradas.

Em matemática, Paulo Estrella prevê que haverá a cobrança de regra de três simples, porcentagem e equação de primeiro grau, “porque tem muito a ver com o trabalho do recenseador”.

A prova terá 50 questões de múltipla escolha com quatro alternativas cada. O candidato deve ficar atento à importância que cada disciplina terá na pontuação. Os testes de língua portuguesa e de conhecimentos gerais terão 10 questões, valendo 15 pontos cada. A prova de matemática, também com 10 questões, valerá 20 pontos. A matéria com o maior peso é a de conhecimentos técnicos: serão 50 pontos para cada uma das 20 questões. 

Os gabaritos serão divulgados no dia 31 de maio. Candidatos poderão apresentar recurso nos dias 1º e 2 de junho. O resultado final do processo seletivo sai em 1º de julho.


 
Veja Relacionados:  ibge, censo, cesgranrio, concurso
ibge  censo  cesgranrio  concurso 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping