R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

22 de Dezembro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 14/01/2010 às 19h18:

Prova-Rio indica bom desempenho de alunos
da 3ª série em Português e Matemática

Secretária de Educação afirma que avaliação de 7ª série será prioridade

Do R7, no Rio

O resultado da Prova-Rio 2009, avaliação externa das escolas municipais do Rio de Janeiro feita pela Cesp-UNB, revela que os alunos do 3º ano tiveram um bom desempenho nas disciplinas de Português e Matemática, alcançando as metas estabelecidas pelo programa Todos pela Educação.

As instituições municipais com os melhores resultados foram: 3ª série (Barão Homem de Melo, em Vila Isabel, na zona norte); 7ª série (Roberto Burle Max, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste); como escola do amanhã venceu a Ítalozappa, em Vargem Pequena, na zona oeste.

Além disso, os resultados confirmam uma homogeneidade entre as escolas do primeiro segmento de ensino (1ª a 5ª séries). Ao todo, 126.966 alunos da 3ª e 7ª séries do ensino fundamental foram avaliados em Português e Matemática, em outubro de 2009.

- É preciso avançar ainda mais a 7ª série. Constatamos que temos escolas no Rio de Janeiro com padrão europeu de ensino e  aprendizagem, o que é particularmente interessante, pois não há prova de acesso a essas escolas. Agora, vamos priorizar a aprendizagem dos alunos da sétima e oitava séries, afirmou a secretária de Educação, Claudia Costin

Diante dos resultados da Prova Rio e das avaliações bimestrais ao longo de 2009, a Secretaria Municipal de Educação preparou uma série de ações para 2010.

- Cerca de 9.000 alunos participarão do programa de aceleração para diminuir a defasagem idade/série. Vamos continuar com os cadernos de apoio pedagógico e teremos o reforço escolar informatizado. Além disso, as 25 melhores escolas de cada ano da Prova Rio vão apadrinhar as 25 piores escolas desses segmentos, dando orientações e mostrando algumas estratégias que deram certo em suas unidades.
As 25 escolas com os piores resultados também terão que preparar um plano de melhoria do ensino, disse a secretaria

A Prova Rio, além de medir o desenvolvimento escolar dos alunos, vai gerar o Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro  (IDE-Rio). O índice servirá de base para a premiação anual dos professores e funcionários das escolas a partir deste ano, dentro do Termo de Compromisso de Desempenho Educacional, assumido pela rede para melhorar o ensino.

O IDE-Rio foi lançado em maio deste ano, baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é medido em todos os municípios brasileiros através da Prova Brasil, aplicada pelo Ministério da Educação (MEC).

Para homenagear e valorizar os alunos que obtiveram as melhores notas em Português e Matemática, a secretária Claudia  Costin vai premiar os cinco melhores alunos de cada disciplina dos dois anos avaliados com uma bicicleta. As 50 escolas com os melhores resultados na Prova Rio ganharão uma melhoria estrutural.

- É necessário valorizar os bons alunos. Com essa premiação poderemos estimular outras crianças a alcançarem melhores resultados, afirmou Costin

A secretária declarou ainda que em 2010 a Prova Rio vai passar a avaliar também os alunos da 4ª e 8ª séries. Dessa maneira, a Secretaria Municipal de Educação poderá acompanhar, anualmente, o desenvolvimento dos alunos.


 
Veja Relacionados:  Prova-Rio, resultado, 3ª série, Português, Matemática
Prova-Rio  resultado  3ª série  Português  Matemática 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping