R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 12/08/2011 às 08h31:

Recém-formados precisam driblar a insegurança
para entrar no mercado de trabalho

Especialistas dão dicas para começar a planejar a carreira

Do R7

Publicidade

Quem acha que as dúvidas sobre a carreira acabam com a escolha da profissão se engana. Muitos jovens terminam a graduação sem saber que rumo tomar, já que as áreas permitem muitas possibilidades. 

Alguém formado em engenharia, por exemplo, pode ir para a área de pesquisa, para a área técnica, consultorias, setores administrativos ou mesmo virar um empreendedor. Depois de receber o diploma, alguns até escolhem continuar estudando e fazer um intercâmbio antes de partir para o mercado de trabalho. 

Notícias de educação e carreiras
Saiba mais sobre o Enem
Saiba mais  sobre o Fies
Saiba mais sobre concursos

Saber o que fazer não é mesmo fácil, dizem os especialistas consultados pelo R7. Mas o jeito é driblar a ansiedade e insegurança. Cristina Camargo, professora de coaching da BSP (Business School São Paulo), diz que o jovem precisa se livrar da ansiedade negativa, aquela que desestimula a procurar saídas. O primeiro passo para superar isso é se autoconhecer.

- Uma pessoa só fica confusa quando não tem claro qual o seu propósito ou missão na vida, que não é algo a ver com o “ter” e sim com o “ser”. O recém-formado precisa descobrir o que quer fazer vida, qual a sua paixão, para traçar objetivos.

Cristina também recomenda saber quais são os valores importantes para o jovem, como ética e integridade, para definir que tipo de emprego e empresa vai buscar. A visão que o recém-formado tem de si no futuro também é importante – não só no campo profissional, como no pessoal e familiar.

Rubens Gustavo Gurevich, CEO da Your Life do Brasil, diz que é preciso conhecer bem o seu perfil e suas habilidades para investir em um determinado ramo. Pessoas de áreas mais técnicas, por exemplo, costumam ser mais atentas a procedimentos e a detalhes.

- Isso não quer dizer que não seja possível desenvolver competências e habilidades. Mas a definição do perfil ajuda a identificar em quais áreas a pessoa terá maior aderência. Serve também para saber no que ela precisa melhorar e investir.

Currículo e entrevista

Depois de melhor definido qual seu perfil, o recém-formado pode direcionar melhor sua procura pelo primeiro emprego – sem ter que mandar currículos para todas as empresas possíveis. Gurevich lembra que, como o momento econômico no Brasil está bom, há mais ofertas de emprego e os jovens podem “se dar ao luxo” de focar na área que for melhor para os seus planos iniciais de carreira.

Na hora de preparar o currículo, os consultores sugerem dar prioridade à formação e capacidades. Isso porque muitos jovens terminam a graduação com pouca ou às vezes nenhuma experiência profissional.

Celso Bazzola, diretor da Bazz, empresa especializada em recursos humanos, recomenda citar pesquisas e outras atividades feitas na faculdade, além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na graduação.

A entrevista é momento fundamental para conquistar a vaga, diz Bazzola. 

- Um ponto importantíssimo é demonstrar segurança e personalidade. Muitas empresas buscam no mercado jovens com muito mais habilidades comportamentais do que técnicas, já que se espera que eles não tenham experiência e precisem de treinamento.

Uma das oportunidades interessantes para os recém-formados é entrar em programas de trainees, que permitem bom desenvolvimento profissional, além de oferecer salários atrativos.

Veja aqui as respostas corretas do quiz!

 

Veja mais notícias de Educação e Empregos no R7
Acompanhe o R7 no Twitter
Faça seu e-mail no R7

Veja Relacionados:  especialistas, mercado de trabalho, carreira, recém-formados,
especialistas  mercado de trabalho  carreira  recém-formados 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping