R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 28/08/2011 às 05h30:

Saiba como usar a internet como
aliada nos estudos para concursos

Veja dicas de sites que ajudam na preparação para provas

Do R7

Publicidade

A internet é uma fonte importante para quem vai prestar concurso. Além de oferecer informações sobre novos processos seletivos, a rede tem uma série de materiais gratuitos que contribuem para os estudos – ainda mais para quem não tem a chance de fazer um cursinho.

Veja sites que ajudam na preparação para concursos

Francisco Fontenelle, coordenador dos cursos para carreira fiscal da Rede LFG, diz que o primeiro passo para começar a estudar é ler com atenção o edital dos concursos – todos ficam disponíveis nos sites dos órgãos públicos ou das empresas que organizam os concursos, como Cespe/UnB (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos), Cesgranrio, Fundação Carlos Chagas e Vunesp (fundação para a Universidade Estadual Paulista).

Nos mesmos sites, o estudante encontra provas e gabaritos de concursos anteriores, que são ótimos materiais para treino. O professor Edu Benjamin, da Central dos Concursos, recomenda o site Questões de Concursos, que oferece exercícios de todas as carreiras. O acesso é gratuito, mas é preciso se cadastrar.

A troca de informações sobre as seleções também ajuda na preparação. Uma dica de Fontenelle é acessar listas de discussões. Um exemplo é o Fórum de Concurseiros

- Nos fóruns, é possível ter acesso a informações de candidatos que foram aprovados nos principais concursos do país e que podem dar dicas sobre as provas.

Existe ainda uma rede social própria para os estudantes, chamada Até passar. O site ajuda a planejar e organizar os estudos, além de permitir a troca de informações. O acesso é gratuito.

Na rede, há muitos blogs feitos por "concurseiros", normalmente focados em uma carreira específica. A interatividade que a internet proporciona cria verdadeiros grupos de estudos online. Os estudantes aproveitam a rede para compartilhar materiais, resumos de itens cobrados em editais e até resoluções de provas. Um exemplo é o Guia do Engenheiro do Petróleo.

Sites de cursinhos também costumam oferecer alguns conteúdos aberto a todos. Normalmente, há dicas, vídeos com demonstrações de aulas e até simulados online.

Atualização

Patrícia Donati, coordenadora dos produtos web da Rede LFG, lembra que todo estudante precisa estar bem atualizado. Segundo ela, acompanhar diariamente notícias do Brasil e do mundo é fundamental, já que atualidades também costumam cair em provas. Além disso, quem presta concursos na área jurídica deve acompanhar as informações dos tribunais.

- A atualização tem que ser diária. O STF (Supremo Tribunal Federal), o STJ (Superior Tribunal de Justiça) e outros tribunais publicam, todos os dias, decisões que podem ser cobradas nas provas.

Os professores sugerem assinar um serviço de RSS, disponível em sites como o Google, que permite agregar notícias sobre um tema específico. Uma pessoa pode pedir para receber, por exemplo, todas as notícias do STJ e STF em uma única página.

No entanto, o professor Benjamin faz algumas ressalvas sobre os estudos com a web. De acordo com ele, é preciso ter cuidado para não perder o foco de interesse ao navegar pela web.

Veja mais notícias de Educação e Empregos no R7
Acompanhe o R7 no Twitter
Faça seu e-mail no R7

 
Veja Relacionados:  concursos, sites, internet,
concursos  sites  internet 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping