R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

30 de Outubro de 2014

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

publicado em 13/12/2012 às 01h00:

Segunda fase dos vestibulares está próxima; saiba como se preparar!

Especialista dá dicas do que fazer antes de prestar o vestibular

Rodson Baldan, do R7

Publicidade

A segunda fase dos grandes vestibulares — como a Unesp, que começa no dia 16 de dezembro — está se aproximando. Para aqueles que vão para a reta final na luta para entrar nas universidades, é necessário estar preparado. O preparo, no entanto, vai depender do que o estudante já havia feito na primeira fase, afirma Célio Tasinafo, coordenador pedagógico da Oficina do Estudante.

Segundo Tasinafo, ler a lista de obras obrigatórias é um ponto importante para se ir bem na segunda fase.

— Quem quer muito uma vaga na Fuvest já deve ter lido [os livros], porque na primeira fase metade das questões eram sobre o livro. Mas quem quer muito passar na Unicamp, não se preocupou porque na parte de português só tem as redações na primeira.

Leia mais notícias de Educação

Seu filho repetiu de ano? Especialistas dão dicas

Para quem não leu os livros, no entanto, o professor recomenda a leitura de resumo das obras, mas que é essencial a leitura completa de “cinco ou seis” livros, para “se familiarizar com os personagens, conhecer detalhes do enredo, porque são questões de literatura comparada nessa fase”.

Outra coisa que o vestibulando deve fazer é treinar as questões dissertativas. O coordenador afirma que, ao contrário da primeira fase, em que as questões eram objetivas, agora o estudante vai precisar demonstrar como chegou ao resultado de uma conta, além de precisar ser objetivo nas questões de ciências humanas.

MEC divulga notas de mais de 2.000 instituições de ensino

— Ele tem que se limitar ao que a questão pede. Por dois motivo: primeiro que ele não vai ganhar ponto a mais se ele colocar informações além do que ela pedir. E segundo que, dependendo da correção, ele pode até perder [a questão], porque eles consideram que ele não soube ler e interpretar .

Tasinafo afirma também que o estudante precisa se “reprogramar”, uma vez que ele vai fazer uma prova diferente da primeira fase. Para isso, vale pegar as provas dos anos anteriores das universidades e observar como as questões são apresentadas.

O coordenador, lembra, no entanto, que não é necessário deixar de comemorar o período de festas de fim de ano com a família, mas que é bom não exagerar nas comemorações.

— Não passa o que necessariamente sabe mais, passa o que mostra mais. Se ele está cansado, com algum incômodo físico, desfocado, saiu completamente do espírito de prova, ele não vai conseguir mostrar tudo o que ele sabe.

 
Veja Relacionados:  segunda, fase, unicamp, fuvest, educação r7
segunda  fase  unicamp  fuvest  educação r7 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping