R7 - Notícias

Buscar no site
Eu quero um e-mail @R7
Esqueci minha senha

27 de Maio de 2016

Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Educação/Notícias

Icone de Educação Educação

Arte/R7
publicado em 28/04/2010 às 10h59:

Seria "burrice" antecipar projeto que dá
um laptop por estudante, diz secretário

Cinco anos depois do primeiro estudo, programa UCA começa a sair do papel

Rafael Sampaio, do R7 em Brasília

O secretário de educação a distância do MEC (Ministério da Educação), Carlos Bielschowsky, disse que teria sido "burrice" antecipar o UCA (Um Computador por Aluno), programa que prevê a distribuição de laptops de baixo custo para todos os estudantes de escolas públicas.

A afirmação foi feita nesta terça-feira (27), durante uma conferência sobre educação e tecnologia da Unesco (órgão da ONU para a educação). O projeto arrasta-se desde 2005, quando foi apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Nicholas Negroponte, co-fundador do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em tradução ao português).

Desde então, grupos de trabalho e medidas diversas têm sido tomadas quanto ao programa. O primeiro lançamento-piloto do UCA foi em 2007. Três anos depois, a novela parece estar chegando ao fim.

Os primeiros alunos a receberem os computadores são de Tiradentes, em Minas Gerais. São 1.172 notebooks a serem entregues aos estudantes de sete escolas - seis municipais e uma estadual.

Bielschowsky foi ácido na resposta às críticas quanto ao atraso do UCA.

- É burrice dar um milhão de computadores [aos alunos] e não capacitar as escolas para lidar com a tecnologia. Precisa de chapéu de burro, um chapéu de burro bem grande quem acha isso [que o UCA deveria ter começado antes].

A previsão do MEC é que 150 mil laptops sejam distribuídos em 300 colégios do país até o fim de junho. Até 13 de maio, entretanto, a meta é mais modesta: 85 escolas de dez Estados devem receber os computadores.

- Existe um financiamento de R$ 600 milhões do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social], previsto para as prefeituras que aderirem [ao UCA] até o final do ano.

Nova máquina

Outro projeto do ministério é o desenvolvimento de uma nova máquina, chamada de Projetor ProInfo. Trata-se de um projetor de imagens com componentes e funções de computador, como teclado, mouse, leitor de DVD e outros aparatos.

- O aparelho está em fase de teste e seu preço inicial saiu por US$ 1.200. Ele é ideal para escolas, porque traz as funções de projetor acopladas às de computador.

Foram criados 300 modelos do Projetor ProInfo, segundo o secretário. Trata-se de um projeto de parceria entre o MEC, a UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

* O repórter viajou a convite da Unesco


Veja Relacionados:  laptop,aluno,educação,ensino
laptop  aluno  educação  ensino 
 
Espalhe por aí:
  • RSS
  • Flickr
  • Delicious
  • Twitter
  • Digg
  • Netvibes
  • Facebook
  • Google
 
 
 
 

Fechar
Comunicar Erro

Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.

Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7
Mensagem enviada com Sucesso!Erro ao enviar mensagem, tente novamente!

 

 


Shopping