27 de Maio de 2012
Programa de expansão do governo é o responsável, afirma especialista
No total, as vagas universitárias cresceram 60% em seis anos - passaram de 1,7 milhão, em 2002, para quase 3 milhões no ano passado. Os dados correspondem apenas à graduação presencial.
Se for somado o ensino a distância, houve aumento de 12% das vagas no nível federal - elas passaram de 176 mil, em 2007, para 197 mil em 2008. No total de instituições, incluindo públicas e particulares, o
As particulares continuam respondendo pela maior fatia da oferta, com 4 milhões de vagas em 2008, somando ensino a distância e o presencial. O crescimento neste setor foi de 2,5% com relação a 2007, quando eram ofertadas 3,9 milhões de vagas.
A expansão no ensino federal era previsível, afirma Sonia Penin, professora da Faculdade de Educação da USP (Universidade de são Paulo):
— Com o Reuni, houve forte aumento no número de vagas em faculdades federais, mais do que nas particulares proporcionalmente. As estaduais cresceram pouco. Resta saber se a expansão vai ser acompanhada do preenchimento das vagas.
O Reuni é o programa do governo federal para a expansão das universidades federais em todo o país. O investimento previsto para o programa é de R$ 2 bilhões até 2011, segundo o MEC (Ministério da Educação).
Redução
Houve redução pela primeira vez em seis anos no número de instituições particulares de ensino - 16 delas deixaram de existir. A queda foi uma surpresa, afirma a professora Maria do Carmo Peixoto, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais):
— Não ocorreu queda no número de vagas e de matrículas na rede particular. Essa diminuição deve ter ocorrido por compras e fusões ocorridas entre as universidades.
A especialista levanta outra hipótese: a fiscalização mais rigorosa do MEC pode ter levado ao fechamento de algumas instituições.
Preencha os campos abaixo para informar o R7 sobre os erros encontrados nas nossas reportagens.
Para resolver dúvidas ou tratar de outros assuntos, entre em contato usando o Fale Com o R7