Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nunca é tarde para aprender! Saiba como adaptar sua rotina para voltar aos estudos

Aproveite a experiência adquirida com os anos a seu favor

Educação|Do R7

As razões que fazem com que alguém adie o sonho de se dedicar a um curso de ensino superior são bem diferentes: falta de condições financeiras, a chegada de um filho não-planejado, entre outras coisas. Porém, com o passar dos anos pode surgir uma oportunidade de correr atrás desse objetivo novamente, mas algo te invade, você se questiona: será que está velho para retomar os estudos?

A resposta é: não! Tenha em mente que a máxima “nunca é tarde para aprender” faz todo o sentido. Não deixe que ideias ultrapassadas como "estou velho demais" ou "será que dou conta" façam você desistir de seu objetivo. Se estiver com vontade de aprender e sente que esse é o momento certo, vá à luta!

Para ter sucesso, prepare-se para encarar o vestibular e o cotidiano de aulas. Quando se fica muito tempo afastado dos estudos, é natural sentir um pouco de dificuldade nessa retomada. Tenha paciência com você mesmo!

Não é porque você está momentaneamente afastado da vida acadêmcia que não precisa acompanhar o noticiário ou excluir hábitos que incluam a leitura de sua vida. Manter-se atualizado é algo que você deve fazer independentemente do interesse em prestar vestibular. Tente absorver tudo que se propuser a ler, pois, dessa forma você se encaixará no ritmo de estudos com mais facilidade

Publicidade

Assista à Record onde e quando quiser

Um ponto importante é saber que exercitar a paciência se mostrará uma grande virtude àqueles que decidem retomar os estudos mais velhos. Adolescentes e jovens tendem a ser mais eufóricos e em alguns casos indisciplinados. Abra-se para entender a cabeça deles. Tente se recordar como você era quando tinha a mesma idade que a turma que estuda com você. Caso não se veja mais em uma sala de aula tradicional, estude a possibilidade de investir no EAD (educação a distância).

Publicidade

Converse com sua família sobre as mudanças que ocorrerão em sua rotina. Se você for casado (a) e tiver filhos, certamente terá de sacrificar um pouco do tempo que passa com eles. Se encontra com o (a) namorado (a) diariamente, terá de alterar essa rotina e por aí vai. Esclareça que isso é necessário para ter sucesso na realização dessa tão sonhada meta.

Por fim, não vale ficar bitolado. Descanse, durma e, acima de tudo, saiba administrar seu tempo. Boa sorte nessa nova empreitada, quando você menos perceber já estará com seu diploma nas mãos!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.