Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF fará perícia em celular de candidato que recebeu tema de redação do Enem

MPF requisitou investigações em aparelhos de estudantes que receberam tema de redação 

Educação|Da Agência Brasil

O MPF (Ministério Público Federal) no Ceará requisitou perícia no celular de um dos candidatos que supostamente recebeu, antes da aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o tema da redação por mensagem. Segundo a assessoria de imprensa, a PF (Polícia Federal) no Ceará fará a perícia "com urgência".

Nesta sexta-feira (21), o MPF reuniu-se com procuradores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na última quarta-feira (19), a procuradora da República Nilce Rodrigues enviou um ofício requisitando as providências tomadas pela autarquia para apurar a suposta violação. A assessoria do órgão informou que o Inep apresentou, por ofício e também presencialmente, toda a logística de segurança envolvida na elaboração e aplicação do exame.

Candidato do Enem 2014 alega ter recebido tema de redação antes da prova 

PF prende quatro em operação que investiga quadrilha acusada de fraudar Enem

Publicidade

MPF no Ceará envia ofício ao Inep sobre suposto vazamento no Enem

O MPF agora aguarda o resultado da perícia no aparelho celular e das investigações para decidir os próximos passos. O órgão instaurou, no último dia 14, procedimento para apurar as denúncias feitas por estudantes do Estado. Um dos candidatos entrevistados deixou o celular para ser periciado.

Publicidade

Antes de envolver estudantes cearenses, a notícia de suposto de vazamento foi feita por um estudante do Piauí, que procurou a Polícia Federal no estado. A PF no Piauí investiga a suposta fraude. No Ceará, a PF não confirma abertura de inquérito policial e diz que a perícia no aparelho pode ser feita sem esse procedimento.

Em entrevista coletiva na semana passada, o presidente do Inep, Francisco Soares descartou a possibilidade do Enem 2014 ser cancelado. As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 deste mês. Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram do exame em mais de 1,7 mil cidades em todo o país.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.