Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Presidente do Inep deve comparecer à Câmara hoje

Danilo Dupas foi convocado pela Comissão de Educação para explicar as demissões em massa e acusações de 'assédio moral'

Educação|Karla Dunder, do R7

Danilo Dupas deve prestar esclarecimentos na Câmara
Danilo Dupas deve prestar esclarecimentos na Câmara Danilo Dupas deve prestar esclarecimentos na Câmara

Danilo Dupas, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), foi convocado a comparecer à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (10) para esclarecer os motivos da debandada de funcionários da autarquia às vésperas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Inep é uma autarquia ligada ao MEC (Ministério da Educação) responsável, entre outras coisas, pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A duas semanas das provas, marcadas para os dias 21 e 28 de novembro, ao menos 33 funcionários do Inep pediram demissão na última segunda-feira (8). Pelo menos 28 deles estão ligados diretamente à realização do exame.

Em carta, os servidores alegaram "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep" para a demissão. Também denunciaram que o atual presidente do Inep realiza o desmonte do órgão e ainda o acusaram de assédio moral.

Durante audiência na Comissão de Educação em junho, Danilo Dupas disse que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, queria acesso prévio à prova do Enem para garantir que ela fosse técnica. Em julho, ao ser questionado pelo colegiado, Ribeiro negou a intenção de censurar o conteúdo das provas.

Publicidade

Na segunda-feira, Ribeiro usou as redes sociais para afirmar que o cronograma do Enem está mantido e as provas serão realizadas nos dias 21 e 28, mesmo com a demissão em massa no Inep.

A Assinep (Associação de Funcionários do Inep) só deve se pronunciar após os eclarecimentos de Dupas na Câmara.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.