Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professor se dedica a ensinar estudantes da periferia de Caruaru

Professora vira influenciadora para ajudar colegas da rede pública; confira as histórias desses educadores no Dia Mundial da Educação

Educação|Do R7

Sérgio Barbosa largou a vida no comércio para ser professor da rede pública em Pernambuco
Sérgio Barbosa largou a vida no comércio para ser professor da rede pública em Pernambuco Sérgio Barbosa largou a vida no comércio para ser professor da rede pública em Pernambuco

Para falar sobre o Dia Mundial da Educação, comemorado neste dia 28 de abril, o R7 ouviu professores que acreditam que o ensino é o caminho para a transformação da sociedade.

Sérgio Barbosa nasceu e cresceu em Caruaru, interior do estado de Pernambuco. Filho de um comerciante bem sucedido na cidade, Sérgio cursou administração de empresas. "Aos 25 anos, decidi fazer um curso de inglês e tive aula com um professor nativo", conta. "Eu me encantei pelo idioma e quando concluí o curso, fui chamado para dar aula."

Aos 30 anos Sérgio deu uma guinada na carreira e passou a dar aulas de inglês em escolas particulares ao mesmo tempo que decidiu ingressar na faculdade de Letras. "Depois de formado, prestei um concurso público e passei em uma escola da periferia, bem distante da minha casa."

O professor chegou até a procurar escolas na região central, mas nunca conseguiu deixar os alunos da escola Jesuína Pereira Rego. "Sou o professor mais antigo da escola, trabalho ali desde 2006, e me identifico demais com a comunidade, apesar de todas as dificuldades de trabalho, é como se estivesse com a minha família."

Publicidade

"Quando eu cheguei na rede pública foi um choque, porque eu estava acostumado a dar aula com lousa branca e na minha metodologia, sempre perguntava o nome do aluno, o telefone para treinar a conversação em inglês", lembra. "Mas me deparei com um quadro negro e giz, estudantes sem telefone em casa, fui me adaptando."

"Apesar das dificuldades que enfrentamos no dia a dia e muito compensador, lembro de um aluno que perturbava muito, o Alan, ele gostava das aulas, mas não parava, quando estava no sétimo para o oitavo ano, ele sumiu", conta. "Anos depois, ele estava fazendo o curso de capacitação de professores e veio me agradecer."

Publicidade

Sérgio também foi um dos escolhidos para desenvolver os materiais didáticos do Skills for Prosperity, iniciativa global do governo britânico que estimula a aprendizagem da língua inglesa nas redes públicas de ensino no Brasil. O professor adaptou materiais didáticos de inglês do projeto de acordo com a realidade e cultura locais. O projeto é implementado por um consórcio de quatro organizações sem fins lucrativos liderado pela Fundação Lemann, incluindo a Associação Nova Escola, Instituto Reúna e British Council. 

Professora Coruja

Lorena Carvalho, a Professora Coruja, ajuda outros educadores com dicas e atividades
Lorena Carvalho, a Professora Coruja, ajuda outros educadores com dicas e atividades Lorena Carvalho, a Professora Coruja, ajuda outros educadores com dicas e atividades

Lorena Carvalho decidiu seguir o magistério inspirada em sua tia, também pedagoga. "Eu acredito que a educação transforma, os desafios que enfrentamos são muitos e por isso precisamos fazer a diferença no nosso dia a dia", diz.

Publicidade

A jovem decidiu criar uma página no Facebook com a ajuda do marido para compartilhar suas experiências e ajudar outros professores, principalmente os da rede pública, com atividades baratas e turoriais. 

O canal da Professora Coruja ganhou as redes socias, o Instagram e o youtube e se tranformou em uma grande rede colaborativa. A influenciadora hoje inspira mais de 100 mil seguidores. "As redes sociais me proporcionam conhecer pessoas incríveis e um professor vai aprimorando a ideia do outro, cada pessoa é uma potência e juntos somos muito fortes."

"Algumas situações são marcantes, como a mensagem que recebi de um secretário de uma escola em Angola, na África", conta ela. "Ele queria orientação para ajudar os alunos porque era a pessoa com maior nível de instrução ali, não havia professores formados, e ele queria fazer algo para ajudar as crianças, ele decidiu fazer a diferença e vejo que todos nós podemos ensinar e aprender."

Nesta quarta-feira, a Professora Coruja participa como mediadora do encerramento da campanha #EducaçãoéPotência às 17h30, com uma live transmitida no Facebook da Fundação Lemann, em parceria com o Instituto Natura e a Associação Bem Comum.

O tema da discussão será “Como promover alfabetização em tempos de pandemia”, com participação de Mara Mansani, vencedora do Prêmio Educador Nota 10 em 2014; Marcia Ferri, gerente de projetos no Instituto Natura; e Fátima Melo, coordenadora pedagógica em Sobral (CE)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.