Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Reitores se encontram no Rio para debater universidade do século 21

Encontro reúne mais de mil diretores de instituições ibéricas e da América Latina

Educação|Maria Carolina de Ré*, do R7

Para Emílio Botin, presidente do Banco Santander, tecnologia permite que a educação seja acessível à massa
Para Emílio Botin, presidente do Banco Santander, tecnologia permite que a educação seja acessível à massa Para Emílio Botin, presidente do Banco Santander, tecnologia permite que a educação seja acessível à massa

O desafio de elevar a qualidade e a representatividade social das universidades no século 21 na América Latina, Espanha e Portugal, é tema do III Encontro de Reitores organizado pelo Universia na cidade do Rio de Janeiro.

73% das crianças de 3 a 5 anos já utilizam algum aplicativo educacional, diz pesquisa

Leia mais notícias de Educação no R7 

Além de dirigentes latinos e europeus, representantes de universidades chinesas e instituições de renome do hemisfério norte como Harvard (Estados Unidos) e de Cambridge (Inglaterra) participarão das mesas e debates.

Publicidade

Na cerimônia de abertura, que aconteceu neste domingo (27), o presidente do Banco Santander, Emílio Botin, mantedor do Universia que organiza o evento, ressaltou que as instituições de ensino superior vivem o desafio de integrar atividades presenciais ao ambiente digital.

- As universidades se deparam com o desafio de usar a tecnologia no ambiente de ensino para disseminar o conhecimento. A internet é a segunda grande revolução educacional que a humanidade viveu. A primeira aconteceu com o surgimento da presa, há cerca de 500 anos atrás. Agora, a tecnologia traz novas oportunidades e pode ser usada para tornar a educação acessível à massa.

Publicidade

Plataforma de aprendizagem

Botim e o presidente da Telefónica, Cesar Alierta, anunciaram o lançamento de uma plataforma online chamada MiríadaX , que vai oferecer cursos online gratuitos e abertos, em espanhol e português.

Publicidade

Conheça aplicativos e serviços que usam a interatividade dos jogos para estimular os estudos

Em uma fase de testes que durou mais de um ano e meio, as atividades da MiríadaX contaram com 750 mil alunos inscritos, dos quais 100 mil concluíram os cursos oferecidos por 44 instituições.

Destaques brasileiros na programação

O reitor da USP, Marco Antonio Zago, vai presidir uma mesa sobre desenvolvimento, pesquisa e tecnologia. Além dele, o reitor da Universidade de Pernambuco vai presidir um debate sobre meio ambiente. Ambos falam na próxima segunda-feira (28).

Os debates acontecem nos dias 28 e 29 de julho. Promovidos pelo Universia, os encontros de reitores já aconteceram em Sevilha (Espanha), em 2005, e em Guadalajara (México), em 2010.

*Jornalista viajou a convite do Universia

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.