Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Só não terá Enem se cair um meteoro", diz ministro da Educação

Abraham Weintraub afirma que provas estão impressas e estão sendo distribuídas pelos Correios com escolta militar

Educação|Karla Dunder, do R7

Weintraub garante realização das provas do Enem
Weintraub garante realização das provas do Enem Weintraub garante realização das provas do Enem

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou na manhã desta quinta-feira (10) que o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) "só não será realizado se cair um meteoro".

Todas as provas que serão usadas durante o exame já foram impressas e já estão sendo distribuídas para os estados.

Para a realização do Enem, 400 mil pessoas estão envolvidas, são impressos mais de 10 milhões de cadernos de provas. O custo do exame é de R$ 520 milhões, segundo informou o MEC.

"O problema com a troca de gráficas já foi resolvido e nada vai atrapalhar a realização do Enem", diz Weintraub. "Essa é a principal notícia de hoje: o Enem será realizado dentro da normalidade."

Publicidade

Em março deste ano, a gráfica RR Donneley, responsável pela impressão das provas, pediu falência. O MEC contratou a seguda colocada na licitação, a Valid.

Leia mais: Enem não terá ideologia, mas conhecimento técnico, diz ministro

Publicidade

As provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. O ministro reafirmou que o Exame não terá viés ideológico. "Nosso foco está na aprendizagem, em questões científicas e não em polêmicas ideológicas." 

Leia mais: Enem disponibilizará atendimento especial a mais de 50 mil candidatos

Weintraub também destacou que esta será a última edição do Enem tradicional, com provas impressas em papel. "A partir do próximo ano as provas serão realizadas online, não por pendrive, seguiremos os modelos aplicados no exterior." A partir de 2020, parte dos alunos fará a prova digital e parte fará em papel. A digitalização total está prevista para 2026.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.