Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tribunal fiscaliza qualidade da merenda em escolas de 180 cidades paulistas

Foram fiscalizadas qualidade dos alimentos, higiene dos locais e origem dos produtos

Educação|Da Agência Brasil

Movimentação de estudantes durante mais uma sessão da CPI da Merenda no plenário da Alesp nesta terça-feira (31)
Movimentação de estudantes durante mais uma sessão da CPI da Merenda no plenário da Alesp nesta terça-feira (31) Movimentação de estudantes durante mais uma sessão da CPI da Merenda no plenário da Alesp nesta terça-feira (31)

Fiscais do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo inspecionaram nesta terça-feira (31) a merenda oferecida aos alunos de escolas técnicas, estaduais, municipais e conveniadas do estado. A ação foi feita em 200 unidades de 180 municípios paulistas, incluindo a capital, e ocorreu sem aviso prévio para as instituições.

Foram fiscalizadas a qualidade dos alimentos, a higiene do local e a origem dos produtos. Também foram verificadas a data de validade dos produtos, a quantidade oferecida e a situação das refeições e lanches, que devem ser secos. Os fiscais observaram também a limpeza e a segurança da cozinha, do refeitório e o estoque de produtos nas escolas.

No dia 13 deste mês, o TCE exigiu esclarecimentos de 25 prefeituras paulistas sobre problemas enfrentados no convênio com o governo estadual para o fornecimento de merenda. A maioria das cidades paulistas (567) integra o sistema descentralizado, no qual o repasse de verba do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) é feito diretamente pelo estado.

O restante dos municípios do Estado (78) faz parte da rede centralizada, onde as escolas são coordenadas por um órgão gerenciador, responsável pela elaboração de cardápios, testes de qualidade e distribuição dos alimentos, além de realizar as licitações.

Publicidade

CPI da Merenda

No último dia 25, a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) aprovou a instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar fraudes em contratos firmados por cooperativas de agricultura familiar e empresas privadas que fornecem merenda. A ação de agentes públicos e políticos no esquema já é alvo de investigação pelo Ministério Público, na Operação Alba Branca.

Publicidade

Alunos mostram as merendas que têm que encarar em escolas estaduais de SP

Experimente: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.