Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Tudo o que você precisa saber antes das provas do Enem

Saiba quais são as características do exame, o que é permitido e o que é proibido e o que levar nos próximos domingos  

Educação|Karla Dunder, do R7

Enem é uma prova de resistência; candidato deve estar atento ao tempo
Enem é uma prova de resistência; candidato deve estar atento ao tempo Enem é uma prova de resistência; candidato deve estar atento ao tempo

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é a principal porta de entrada para uma universidade. A maratona de provas começa no próximo domingo (13) com questões de linguagens e uma redação. No dia 20, os estudantes vão responder a questões de matemática e ciências da natureza. Saiba quais são as principais características do exame e o que levar nos dias de prova.

A primeira coisa é saber que o Enem é um teste de resistência. Ao todo são aplicadas 180 questões que abrangem todo o conteúdo do ensino médio. O participante ainda precisa produzir uma dissertação. 

Neste domingo (13), o candidato deve responder a 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e cinco de língua estrangeira, inglês ou espanhol) e 45 questões de ciências humanas. Uma característica marcante das questões do Enem é a leitura. O estudante precisa ler muitos textos e interpretá-los para responder às questões. Mapas, gráficos, charges e letras de música também estão presentes nas provas.

O exame começa pontualmente às 13h30, seguindo o fuso horário de Brasília. No primeiro dia, os estudantes têm até as 19h para finalizar a prova. Além das questões, é preciso escrever uma redação dissertativa.

Publicidade

A redação do Enem deve ser desenvolvida a partir de uma frase-tema, um problema social ou um tema ligado aos direitos humanos. O texto deve trazer uma proposta de intervenção, deve ter no mínimo sete e no máximo 30 linhas. Não precisa ter título, mas deve atender às cinco competências cobradas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão do tema; organização das informações e argumentos; correta aplicação da lógica e apresentar uma proposta de intervenção para o problema.

No domingo (20), os estudantes vão encarar 45 questões de matemática e mais 45 de ciências da natureza (química, física e biologia). A prova termina às 18h30.

Publicidade

A dica é administrar o tempo. Não sabe responder a uma questão? Deixe para o fim da prova e retorne. Outro ponto importante: não vale chutar no Enem. A prova usa o método TRI (teoria da resposta ao item) e, como o próprio MEC explica, esse é um conjunto de modelos matemáticos que permite que os exames tenham o mesmo grau de dificuldade. Testadas antes da prova, as questões ganham um peso que varia conforme o desempenho dos estudantes nos pré-testes — quanto mais alunos acertam uma determinada pergunta, menor o peso que ela terá na prova porque o grau de dificuldade é supostamente menor.

Estudantes que acertaram o mesmo número de questões podem ter notas diferentes. Isso porque aquele que acertou uma questão considerada muito difícil e errou uma fácil pode ter chutado. 

Publicidade

Outra característica da prova do Enem é que o gabarito deve ser preenchido no caderno de resposta com caneta esferográfica de plástico transparente de tinta preta. Canetas de outro material, relógio e celular devem ser guardados dentro de um envelope e retirados no fim da prova.

Nenhum sinal sonoro pode ser emitido durante o exame. Caso um celular toque ou o alarme de um relógio seja acionado, o candidato é desclassificado na hora. Também é proibido o uso de boné, chapéu, gorro ou qualquer artigo que cubra o cabelo e as orelhas. Nada de óculos escuros.

No dia das provas, os participantes devem levar um documento original com foto, como o RG. Neste ano, os fiscais também vão aceitar a versão digital da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o e-título. Lanches leves e água são permitidos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.