Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP e Unicamp vão publicar cursos online em plataforma gratuita

Atividades serão relacionadas a área de negócios e devem ser lançadas no início em 2015

Educação|Do R7

A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) são as primeiras universidades da América Latina a firmar parceria com o Coursera, maior plataforma de cursos gratuitos online do mundo. O anúncio foi feito em um evento realizado na ultima quarta-feira (17), em São Paulo.

Maior plataforma de cursos online do mundo estreia no R7

Com data de lançamento dos cursos prevista para o início em 2015, as duas universidades informaram que, num primeiro momento, vão oferecer vídeo aulas nas áreas de empreendedorismo e finanças.

Segundo a criadora do Coursera, Daphine Koller, essas são áreas de grande interesse dos estudantes brasileiros, que acessam o sistema. Ela também comentou que os acessos dos brasileiros já fazem do Pais o quinto no ranking de inscritos na plataforma.

Publicidade

— Empreendedorismo e finanças são conteúdos engajadores para os alunos do Brasil. Temos a grande honra de formar uma parceria com grandes universidades como a USP e a Unicamp. Em nota, o reitor da USP, Marco Antonio Zago, frisou que a iniciativa ajuda a expandir o acesso a universidade.

— A USP e uma referência não apenas no ensino, mas também na pesquisa, extensão e atividades culturais. Estou convencido que uma instituição pública deve ser cada vez mais acessível a todos.

Publicidade

José Krieger, pro-reitor de pesquisa da USP, acredita que a parceria também pode ajudar a disseminar conteúdos científicos, além de contribuir com a melhoria da cultura e conhecimento nacional. Alem disso, destaca a proximidade que a universidade passará a ter entre os estudante.

— Queremos e poderemos buscar alunos e contribuir para a formação dos melhores estudantes. Além do empreendedorismo, a Unicamp também oferecerá cursos de processamento digital de sinais.

Publicidade

O professor da instituição, João Frederico C. A. Meyer, comentou que a universidade planeja oferecer um curso online de português para estrangeiros que fazem intercambio no Brasil.

— Por meio dessa plataforma, poderemos também chegar a alunos de outros países que são falantes de outras línguas que não o português.

O Coursera e uma empresa americana de educação online criada em 2012 por professores da Universidade de Stanford. A plataforma oferece vídeo aulas de 110 universidades parceiras, entre elas Universidade de Yale, Universidade de Stanford e Universidade de Princeton.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.