Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

USP recebe 16 denúncias de trote neste ano 

Número de ligações para o Disque Trote da universidade passou de 55, em 2014, para 187 

Educação|Do R7

O Disque Trote da USP (0800-012-10-90) foi criado em 2000
O Disque Trote da USP (0800-012-10-90) foi criado em 2000 O Disque Trote da USP (0800-012-10-90) foi criado em 2000

O serviço do Disque Trote da USP (Universidade de São Paulo) registrou um aumento no número de ligações recebidas em relação ao ano passado, passando de 55 para 187 telefonemas. O número de denúncias também subiu, de 6, em 2014, para 16 neste ano. Os dados são do balanço da universidade sobre os atendimentos às vítimas durante a recepção de calouros em fevereiro.

O teor das denúncias girou em torno de casos de assédio moral, de consumo de bebidas alcoólicas em festas externas aos campi e de calouros em semáforos arrecadando dinheiro junto aos motoristas.

Em entrevista para o portal da USP, Antonio Carlos Hernande, pró-reitor de Graduação, avaliou positivamente a divulgação dos canais de contato.

— As informações foram disponibilizadas de modo a garantir aos calouros e às famílias o conhecimento prévio sobre o Disque Trote, como localizar a Unidade em que o aluno iria se matricular e as demais atividades da USP.

Publicidade

Segundo o pró-reitor, em 2015, a campanha foi intensificada e contou com o apoio dos diretores das Unidades de Ensino e Pesquisa e dos prefeitos dos campi.

— Com todos esses esforços conjugados, oferecemos aos calouros e à comunidade meios para procurarem os canais oficiais para fazer contatos, tirar dúvidas e registrar denúncias.

Publicidade

Disquei Trote

O Disque Trote (0800-012-10-90) foi criado em 2000, com o propósito de receber denúncias de trotes abusivos ocorridos nos campi da USP.

Publicidade

Neste ano, o serviço teve início no dia 12 de fevereiro, na mesma data da matrícula presencial para os candidatos aprovados na primeira, segunda e terceira chamadas do vestibular da Fuvest, e funcionou por trinta dias.

Além do atendimento por telefone e pelo e-mail disquetrote@usp.br, em 2015, as denúncias também puderam ser feitas por um chat, disponível no site do Manual do Calouro.

Queimaduras, tesouradas e comas alcoólicos: a violência dos trotes universitários é histórica

Leia mais notícias de Educação no R7 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.