Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Alcides Bernal (PP) é o novo prefeito de Campo Grande (MS)

Vencedor enfrentou Edson Giroto (PMDB), que teve 37% dos votos

A- A+

O candidato do PP à Prefeitura de Campo Grande (MS), Alcides Bernal, venceu o segundo turno das eleições neste domingo (28) e é o novo prefeito da capital. Ele teve 62,55% dos votos válidos e venceu Edson Giroto (PMDB), que conseguiu 37,45% dos votos.

Os votos brancos somaram 2,06% , e os nulos, 3,27%.

A vitória de Bernal não foi surpresa. Ele foi ao segundo turno com 12 pontos percentuais a mais que Giroto, por pouco não venceu no primeiro turno, e liderou as pesquisas de voto durante todo o mês de outubro.

De acordo com a pesquisa Ibope divulgada em 19 de outubro, por exemplo, ele venceria com 68% dos votos válidos. Giroto tinha 30% das intenções de voto na mesma pesquisa. Em uma pesquisa DATAmax divulgada na mesma semana, no dia 15 de outubro, Bernal tinha 60,7%  dos votos, e Giroto, 27,3%.

No primeiro turno, a discussão sobre a liberdade de imprensa dominou a campanha eleitoral em Campo Grande. O diretor do Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho, chegou a ser preso depois que um vídeo com críticas ao candidato Alcides Bernal foi publicado no YouTube e ele se recusou a tirar o material do ar.

No segundo turno, as principais polêmicas foram relacionadas à ausência de Bernal nos debates promovidos pelas emissoras de TV locais.

Além disso, outro vídeo postado nas redes sociais gerou polêmica. Nele, o candidato do PP aparece em diferentes momentos criticando e elogiando o trabalho feito pelo atual prefeito Nelsinho Trad (PMDB) na área de educação. Quando está ao lado do peemedebista, ele elogia, quando está longe, critica.

Alcides Bernal terá de lidar com problemas como a má qualidade do transporte público e do serviço de coleta de lixo. Nas redes sociais, moradores de Campo Grande também reclamam de buracos na pista e cobram ciclovias na cidade.

Perfil

Alcides Bernal é advogado e radialista em Campo Grande. Ele foi vereador por duas vezes, em 2004 e 2008. Em 2010, foi eleito deputado estadual. Durante a campanha eleitoral, ele prometeu priorizar a melhoria dos serviços públicos e a realização de obras na cidade.

Alcides Bernal (PP) votando em Campo Grande (MS)