Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Após vitória de Haddad, PT mira alianças com outros partidos em São Paulo

Partido quer se unir, inclusive, com o PSD, do prefeito Gilberto Kassab

A- A+

Durante a festa que comemorava a vitória de Fernando Haddad nas Eleições municipais, o PT já se articulava para facilitar a vida do futuro prefeito a partir de 1º de janeiro de 2013.

O primeiro passo para isso será a conquista da presidência da câmara municipal, hoje ocupada por José Police Neto, do PSD, partido do atual prefeito Gilberto Kassab.

Para trabalhar nessa campanha, o PT realizará na próxima terça-feira (30) uma reunião entre sua atual bancada de vereadores e os seus parlamentares recém-eleitos para definir o nome a ser indicado na disputa.

Leia mais notícias no R7 Eleições

Despontam como favoritos Arcelino Tatto, Paulo Fiorilo e Antônio Donato. Esse último, no entanto, deve assumir a secretaria de governo de Haddad. O PT pretende procurar todos os partidos que não fizeram parte de sua coligação para compor a base do governo na câmara. As exceções são PSDB e PPS, abertamente opostos ao projeto petista.

Merecerá atenção especial o PSD de Kassab, que apoiou Serra na eleição, mas faz parte da base de sustentação do governo de Dilma.

A nova vice, Nádia Campeão, confia em um acordo com o PSD.

— Eles devem tomar um rumo diferente do que adotaram durante a eleição. O Kassab tirou uma dívida de gratidão com o Serra, mas também está com a Dilma. Não devemos ter dificuldades.

Na reunião da próxima terça-feira, ficará acertada ainda a atuação da bancada petista durante a aprovação do orçamento municipal de 2013.

A ordem no partido é tirar todas as amarras que a oposição colocar no texto para facilitar a governabilidade de Haddad em seu primeiro ano de mandato, considerado fundamental pelo PT para consolidar a figura do novo prefeito.