Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Dilma parabeniza Gustavo Fruet pela eleição em Curitiba (PR)

Pedetista derrotou Ratinho Júnior (PSC) no segundo turno

A- A+

A presidente Dilma Rousseff telefonou na tarde deste domingo (28) para o candidato do PDT eleito em Curitiba (PR), Gustavo Fruet. O pedetista teve 60,65% dos votos válidos e saiu vitorioso em relação ao candidato Ratinho Júnior, do PSC.

De acordo com a assessoria de imprensa da Presidência da República, no telefonema, Dilma disse que Fruet será “um parceiro importante para o Governo Federal”. A presidente passa o domingo no Palácio da Alvorada, em Brasília, e não deve participar da festa petista da eleição de Fernando Haddad em São Paulo.

Apoio

O pedetista é da base aliada da presidente Dilma Rousseff, assim como o partido de seu adversário, Ratinho Júnior. Fruet, no entanto, era o candidato da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, ambos do PT do Paraná, apesar de historicamente ter sido da oposição ao governo do PT, quando ainda integrava o PSDB.

Desafios

O novo prefeito assume uma cidade cujo orçamento de 2012 foi de R$ 5,1 bilhões, 9,7% superior ao do ano anterior. Entre os principais desafios a serem enfrentados por Fruet, estão o déficit de moradias para famílias carentes, hoje próximo das 30 mil unidades; a violência crescente — Curitiba é hoje a sexta capital mais violenta do País — é outro problema a ser encarado pelo novo gestor.

O trânsito se transformou em outro problema para a capital paranaense. Fruet terá de pensar em soluções para desafogar o trânsito, como a implantação de mais binários — ruas paralelas que têm direções contrárias — e incrementar o sistema de transporte público, em vias de saturação. O metrô, já discutido por outras administrações, não deve ser construído nessa próxima gestão.  Na educação, o problema será atender à demanda por vagas em creches. A atual gestão calcula que são necessárias mais 7.273 vagas para crianças de zero a três anos. Na faixa de quatro e cinco anos, o número estimado é de 8.412 crianças a mais até 2016.

Propostas

Entre as principais propostas apresentadas por Fruet para o transporte na capital paranaense, está estabelecer a URBS, empresa que gerencia o transporte público no município, como gestora dos contratos de concessão do transporte coletivo. Fruet quer ainda ampliar a integração dos ônibus metropolitanos com os terminais de Curitiba e novos terminais nas regiões sul e oeste para que haja interligação com a região metropolitana, e investir em uma frota urbana que utilize combustíveis menos poluentes.

Na área da segurança, promete contratar novos 1.500 guardas para ampliar o contingente da Guarda Civil Metropolitana e permitir a integração com as Polícias Civil e Militar. Fruet quer também mudar a estrutura do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública Municipal, trazendo a gestão para junto da Prefeitura e estabelecendo um plano de metas e de indicadores de avaliação para os planos de segurança local. Fruet quer ainda criar o Conselho Municipal de Segurança Pública e um sistema de videomonitoramento.

Na Saúde, diz que vai aumentar as equipes de atenção básica, da saúde da família e das equipes de atendimento domiciliar. Quer fazer ainda mutirões de cirurgias e construir cinco unidades do CMUMs (Centros Municipais de Urgências Médicas)  24 horas de atendimento. Na educação, quer aumentar para 30% o orçamento previsto para a área, atualmente em 26% do orçamento do município.

Perfil

Filho de Maurício Fruet, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Curitiba entre 1983 e 1985, Gustavo Fruet é curitibano. Formado em direito pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), é mestre em direito público e doutor em direito das relações sociais. É deputado federal e, em 2010, foi candidato a senador. Esteve no PMDB de 1991 a 2004, quando migrou para o PSDB, permanecendo até 2010. Desde 2011, integra os quadros do PDT.