Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Hackers invadem sites de tribunais regionais eleitorais e partidos políticos

Anonymous Brasil organizou ação para protestar contra indiferença aos pobres, lembrados apenas "em época de eleição" — segundo os ativistas

A- A+

Página do PT na Bahia também foi alvo dos hackers

Os hackers do Anonymous Brasil aproveitaram as eleições municipais, neste domingo (7), para invadir sites dos tribunais regionais eleitorais de todo o País, além de páginas de governos estaduais e de partidos políticos. A ação foi batizada de "Operação Tango Eleitoral".

As páginas trazem o símbolo do Anonymous Brasil e a frase "O pobre é esquecido pela sociedade, mas bem lembrado em época de eleição", seguida  da assinatura "AntisecBRTeam & iPiratesGroup", além da música "The bad to the bone", do filme O exterminador do futuro.

O motivo para tudo isso? O membro que se autointitula Chronos explicou ao R7, em entrevista exclusiva.

— A gente decidiu derrubar todos os TRE e conseguiu. Nós fazemos isso como protesto a essa roubalheira que nós vivemos.

Leia mais notícias no R7 Eleições

Os membros do Anonymous Brasil explicaram que a operação foi planejada durante a noite e madrugada de sábado (6) e foi muito simples, "sem esforço para tirar [as páginas] do ar", devido à vulnerabilidade dos servidores dos sites dos tribunais eleitorais. O integrante Sp1k3Ex detalha a invasão.

— A gente envia milhares de conexões simultâneas por minuto. O servidor não aguenta e cai; foi isso que fizemos, com todos os estados.

Toda a operação foi coordenada e executada por apenas cinco pessoas: Bile day, Otrasher, Sp1k3Ex, Sc0rpion e Chronos.

Algumas páginas de câmaras municipais e de prefeituras também foram invadidas, mas por outros hackers, de iniciativa própria.

Segundo Chronos e Sp1k3Ex, ainda não há nenhuma operação programada para o segundo turno das eleições municipais.

* Colaborou Gabriela Araujo, do R7