Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Ministério Público move três ações contra ex-comandante da Rota eleito vereador

Candidato com a 5ª maior votação, Coronel Telhada corre risco de ter candidatura cassada

A- A+

O Ministério Público Eleitoral de São Paulo move três ações contra o Coronel Telhada, vereador eleito com a quinta maior votação na cidade de São Paulo. Um desses processos, no qual já houve uma liminar (decisão provisória) contrária a Telhada, pode levar à cassação do registro de sua candidatura.

Na decisão, do último dia 5, o juiz eleitoral Henrique Harris Júnior ordena que Telhada, que é ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar, espécie de tropa de elite da PM paulista) retire de sua página no Facebook, “com urgência”, frases que incitariam a violência, como “bandido bom, bandido morto” e “Vamos conversar com ladrão? Eu com fuzil, e tu com um oitão! VEM BUNDÃO!”. O mérito da decisão, no qual será analisado o pedido de cassação do registro do coronel, ainda vai ser julgado.

Leia mais notícias no R7 Eleições

De acordo com o advogado de Telhada, Israel Alexandre de Souza, o Ministério Público Eleitoral usou um “argumento falso” ao propor a representação, pois as frases atribuídas ao coronel foram veiculadas em um perfil do Facebook que não é o oficial do vereador eleito.

— Esse perfil seria em homenagem ao coronel. Estamos tranquilos que o argumento que o MP utilizou é falso.

Em outro processo, o juiz eleitoral Manoel Luiz Ribeiro determinou, também em decisão liminar, que retirasse de sua página no Facebook “toda propaganda onde conste o uso de farda da Polícia Militar e qualquer símbolo da corporação, ou de outro órgão governamental”. A legislação eleitoral proíbe o uso de símbolos ou imagens associadas ou semelhantes às empregadas por órgão de governo na propaganda eleitoral. A representação foi feita pelo PSOL.

De acordo com Souza, logo após a decisão, o coronel fez uma “varredura” para retirar as propagandas com os símbolos da página.

Há ainda uma terceira representação, também proposta pelo Ministério Público, com um pedido de multa por causa dos cavaletes espalhados pela campanha de Telhada na cidade. Ainda não houve decisão.

Questionado pelo R7 se temia ter sua candidatura cassada, Telhada afirmou que “confia na Justiça”.

— Acho que a Justiça vai tomar a melhor decisão possível do caso. Vamos confiar.

O coronel disse que ficou “com frio na barriga” ao ver que tinha sido o quinto candidato a vereador mais votado na cidade.

— Fiquei apavorado. Que loucura! Jamais pensei chegar em tanto. (...) Tenho certeza que executaremos serviço da melhor maneira possível. Luto pelo bem das pessoas, não tem porque não se dar bem. Vamos fazer ótimo mandato. Estou confiante.

O ex-comandante da Rota disse, ainda, que sua campanha pelas ruas de São Paulo não acabou, pois agora vai lutar para eleger o candidato a prefeito José Serra, do seu partido (PSDB), no segundo turno.

— Com certeza [vou participar da campanha de Serra]. No que ele precisar de mim. Entrei no PSDB em lealdade ao Serra, que me deu o comando da Rota quando ninguém acreditava em mim.