Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

PMDB é o partido com maior número de prefeitos eleitos

Sigla elegeu mais de mil candidatos a cargos majoritários nas Eleições municipais

A- A+

O PMDB é o partido que fez mais prefeitos nas Eleições municipais encerradas no último domingo (28), com a votação do segundo turno em 50 cidades do País. A legenda, do vice-presidente da República, fez 1.041 gestores, que iniciam o mandato no dia 1º de janeiro de 2013.

Nos municípios com número de eleitores acima de 200 mil, e que, portanto, realizaram o segundo turno, o PMDB derrotou os adversários em seis cidades e, em 2013, vai governar Juiz de Fora (MG), Uberaba (MG), Nova Iguaçu (RJ), Volta Redonda (RJ), Joinville (SC) e Guarujá (SP).

Mesmo com a derrota do seu candidato, José Serra, na maior cidade do País, o PSDB ficou em segundo lugar no número de municípios onde elegeu um prefeito. Ao todo, são 704 tucanos que passam a administrar cidades no País a partir do próximo ano. Neste último domingo (28), a legenda venceu em Manaus (AM), Belém (PA), Campina Grande (PB), Teresina (PI), Pelotas (RS), Blumenau (SC), Franca (SP), Sorocaba (SP) e Taubaté (SP).

Leia mais notícias no R7 Eleições

PSDB, PT, PMDB e PSB vencem maioria das disputas no 2º turno das Eleições 2012

O PT, do novo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, tem o terceiro posto, com 632 prefeitos eleitos. As vitórias registradas neste segundo turno se concentraram na Grande São Paulo, reduto histórico de eleitores do partido. Os petistas venceram em João Pessoa (PB), Niterói (RJ), Vitória da Conquista (BA), Guarulhos (SP), Mauá (SP), Santo André (SP) e São Paulo (SP).

Com pouco mais de um ano de atividade, o PSD, do atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, passa a contar com 494 prefeitos a partir de 2013. O PSB chega a 422, e o DEM, do vencedor ACM Neto, em Salvador, 276. 

O PRB apresentou um crescimento expressivo em número de prefeitos e vereadores na Eleições municipais deste ano. O partido, fundado pelo ex-vice-presidente José Alencar, elegeu 1.204 representantes para as câmaras municipais de quase todo o País e vai governar 78 prefeituras. Os números representam um aumento de 54% de vereadores e 42% de prefeitos.