Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

PT avança sobre reduto eleitoral de Alckmin e se fortalece para 2014

Partido subiu de duas para nove prefeituras no Vale do Paraíba

A- A+

O governador Geraldo Alckmin (Du Amorim/Divulgação/Governo de SP)

O governador Geraldo Alckmin (Du Amorim/Divulgação/Governo de SP)

Com a conquista dos dois maiores municípios de São Paulo (a capital e Guarulhos) e de nove prefeituras no Vale do Paraíba — reduto eleitoral do governador Geraldo Alckmin (PSDB) —, o PT se fortalecesse para a disputa pelo governo do Estado em 2014. Essa foi a avaliação do presidente nacional do partido, Rui Falcão, que nesta segunda-feira (29) reuniu a imprensa no diretório nacional da legenda, no centro da cidade.

A última vez que o PT venceu na capital e em Guarulhos foi em 2000, quando Marta Suplicy e Elói Pietá ocuparam os cargos, respectivamente. Para Falcão, a diferença desta vez é que o partido subiu de duas para nove prefeituras no Vale do Paraíba, uma das regiões mais ricas da cidade e reduto eleitoral do tucano Alckmin.

Os petistas venceram em cidades como Ubatuba, Jacareí e Santo Antônio do Pinhal, mas Falcão destacou a vitória de Carlinhos Almeida em São José dos Campos, "a porta de entrada do Vale do Paraíba".

— A novidade agora é que não tínhamos São José dos Campos. Estamos mais fortes agora. A porta de entrada do Vale do Paraíba, um reduto do governador Alckmin: passamos de duas para nove prefeituras na região.

O presidente do partido disse ainda que, ao contrário da oposição, o PT está confortável com o surgimento de novas lideranças na sigla, como o vitorioso Fernando Haddad na capital. Ele citou como exemplo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, cotado para disputar o governo do Estado em 2014. Sem citar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Falcão chegou a dizer que o PT é o único partido do Brasil com dois nomes viáveis a disputar a Presidência em 2014:

Leia mais notícias no R7 Eleições

- Se quiser, o PT tem mais de uma opção para a Presidência, embora a candidatura seja a da presidente Dilma.

Rui Falcão, líder do PT (Daia Oliver/R7)

Rui Falcão, líder do PT (Daia Oliver/R7)