Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Rio: Fernando Siqueira diz que metrô está 100 anos atrasado e promete acabar com filas em hospitais

Candidato pelo PPL, engenheiro participou da sabatina da Record News nesta quinta-feira

A- A+

Siqueira respondeu perguntas durante 15 minutos (Foto:R7)

O candidato pelo PPL à Prefeitura do Rio, Fernando Siqueira, disse que a cidade está cem anos atrasada em relação ao serviço de metrô. Segundo o engenheiro aposentado, esse é um dos motivos que fazem o trânsito da capital fluminense “caminhar em direção ao caos”. Siqueira, que concorre pela primeira vez a um cargo Executivo, participou da sabatina da Record News na tarde desta quinta-feira (13).

— A estação Ipanema-Barra é um crime contra a população. Vai dar um nó na zona sul.

A rede de ônibus do Rio de Janeiro também foi alvo das críticas de Siqueira. O candidato levantou suspeita sobre um “cartel” formado pelas companhias.

Em relação ao sistema de saúde da cidade, Fernando Siqueira afirmou ser capaz de pôr fim às filas nos hospitais. Ele ressaltou ainda a relação entre a atual gestão e as Organizações Sociais.

— Não era para ter fim lucrativo. Isso representa privatização do setor.

Respaldado por anos de experiência no setor de petróleo, Siqueira disse que, se eleito, utilizará os recursos do pré-sal para acelerar o desenvolvimento do Rio. A ideia do candidato e ex-presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras é criar um órgão voltado exclusivamente para o setor.

Questionado sobre o baixo índice de reciclagem registrado na cidade, cerca de 2,5%, Siqueira afirmou ser possível fazer esse dado saltar para 80% em apenas um mandato como prefeito. O projeto seria baseado no incentivo a catadores de material reciclável e conscientização da população.

Tema que tem gerado polêmica nos debates entre os candidatos à prefeitura, o crack é tratado por Fernando Siqueira como problema de saúde. Ele propôs a criação de um hospital voltado às necessidades de dependentes químicos, com atividades culturais e esportivas.

A valorização do professor da rede municipal e aulas de reforço escolar foram os temas centrais da discussão sobre a educação carioca. Siqueira frisou também que considera fundamental o funcionamento de escolas em horário integral.

Veja a sabatina con o candidato do PCO, Antonio Carlos Silva