Você está aqui: Página Inicial / Notícias

Notícias

Serra nega semelhança entre Kit-Gay e programa lançado por ele em 2009

Candidato disse que seu kit era "voltado ao fortalecimento da família"

A- A+

Serra pede votos em Cidade Ademar (Foto: Wanderley Preite Sobrinho/R7)

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, negou nesta segunda-feira (15) que haja semelhança entre um programa contra o preconceito lançado por ele em 2009, quando ainda era governador, e o  kit-anti-homofobia (apelidado de Kit-Gay) distribuído nas escolas pelo então ministro da Educação Fernando Haddad (PT), hoje rival de Serra na disputa pela sucessão de Gilberto Kassab (PSD). No kit petista, alunos da rede pública são orientados a respeitar a orientação sexual dos colegas de classe. O governo cancelou o programa depois de sofrer forte pressão no Congresso.

A comparação entre os dois materiais foi feita em reportagem publicada hoje na Folha de S.Paulo, que, de acordo com Serra, "é tão mentirosa que só pode estar o José Dirceu por trás".

— O nosso material é correto, dirigido aos professores, não é para alunos acima de 11 anos.

Serra afirmou que seu programa não é exclusivamente contra a homofobia, "mas também a preconceito de classe, religioso, um material voltado ao fortalecimento da família".

— Enfim, é um material correto. Tanto que na época ninguém reclamou. […] É um livrinho, não tem nada a ver com o desastrado Kit-Gay do Fernando Haddad, que custou R$ 800 mil, a Dilma vetou e não envolve nenhuma medida positiva.

José Dirceu

Ao negar que em seu programa haja imagens semelhantes ao contido no kit federal, Serra desqualificou a matéria da Folha ao dizer que a fonte por trás dela é o petista José Dirceu, recentemente condenado por participação no mensalão, o maior escândalo político do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

— [Os vídeos] não são iguais. É outra mentira. Essa matéria tem o dedo do José Dirceu. Só pode ser isso. Ela é tão mentirosa que só pode estar o José Dirceu por trás.

Leia mais notícias no R7 Eleições