Small-house Faça do R7.com sua página inicial

SIM NÃO
Eleições 2014

Eleições 2014

10/1/2014 às 00h05

À espera de ministério, PROS prepara cinco candidatos a governador

Criado há quatro meses, partido aderiu ao governo e já pretende aumentar bancada na Câmara

Rodolfo Borges, do R7

Eurípedes esteve com Dilma e o deputado Hugo Leal em novembro Divulgação/PROS

A criação do PROS (Partido Republicano da Ordem Social) foi aprovada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em setembro de 2013. Quatro meses depois, o partido conta com uma bancada de 21 deputados (a oitava da Câmara), e, após aderir rapidamente à base do governo, aguarda seu primeiro ministério. Para o fundador e presidente nacional da legenda, Eurípedes Macedo Júnior, ainda é pouco.

Ao R7, Eurípedes Júnior detalhou os ambiciosos planos da legenda para as eleições deste ano. Segundo ele, a meta é apresentar cinco candidaturas de governadores e aumentar a bancada na Câmara para pelo menos 30 deputados.

—Estamos lançando candidato a governador em cinco Estados. No Ceará, ainda não temos nome. Em Tocantins, nossa aposta é o senador Ataídes [Oliveira]. No Rio de Janeiro, temos o [deputado federal] Miro Teixeira. José Melo, vice-governador do Amazonas, é nosso candidato lá. E, na Paraíba, o [candidato é o deputado federal] Major Fábio.

‘Estrelas’ da CPI do Cachoeira traçam voos mais altos para 2014

Enéas, Maluf e até Silvio Santos: relembre candidatos que concorreram à Presidência

Apoio

Eurípedes Júnior, que está entre os candidatos do PROS à Câmara neste ano — ele pretende se eleger por Goiás — também já tem candidato a presidente da República. O presidente do PROS esteve com a presidente Dilma Rousseff em outubro e dezembro do ano passado e selou entendimento.

— O apoio ao governo está fechado.

Segundo o ex-vereador de Planaltina (GO), “havendo um ministério, [o ex-ministro] Ciro Gomes deve assumir] na cota do Pros”. Falta apenas a decisão de Dilma, mas Ciro, que aderiu ao PROS junto com o irmão, o governador Cid Gomes (Ceará), está cotado para assumir o Ministério da Saúde.

O apoio ao governo só tem uma ressalva: o PROS não vota a favor de nada que possa aumentar o valor dos impostos. Eurípedes Júnior explica:

— Não queremos prejudicar essa arrecadação; há a necessidade de arrecadar, senão como vai vir o beneficio? Mas estamos fazendo um estudo com bastante calma. Hoje, não só no governo federal, mas, nas prefeituras e câmaras, nós não estamos votando nada que vá aumentar os impostos.

Parceria

Depois de fundado, o PROS fechou uma parceria com o PP (Partido Progressista) na Câmara, onde o bloco parlamentar se estabeleceu com o terceiro mais numeroso, com 58 deputados — atrás apenas das bancadas do PT e do PMDB. O acordo não vale, contudo, para as eleições de 2014.

— Não vamos caminhar juntos necessariamente em todos os Estados. Mas vamos procurar estar alinhados. Ainda não sentamos para discutir [parcerias para as eleições de 2014]. Todos os Estados vão sentar para conversar, e quem decide no Ceará são Cid e Ciro.

A adesão dos irmãos Gomes garantiu ao PROS a hegemonia no Ceará. Hoje, o partido tem, no Estado, o governador, o vice-governador (Domingos Filho), o prefeito da capital (Roberto Cláudio) e cinco deputados federais, além de 78 prefeitos espalhados pelo interior e quase 300 vereadores.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Celebridades na política

De cantor sertanejo a ator pornô: conheça as figuras que disputam o poder

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Ilha, Fusca velho e até um burro

Veja o patrimônio de Tiririca, Marquito, Diego Alemão e outros candidatos

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Vale tudo pelo voto

Neymar Cover, Pão Torrado e Mestre Drácula. Tem cada nome bizarro...

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Presidência da República

Conheça todos candidatos que disputam o Palácio do Planalto nas Eleições 2014

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Eleições 2014

  • Últimas de Notícias

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!