Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidatos à Presidência montam sites para receber doações da população

Dilma e Luciana Genro já recebem doações; outros dois candidatos também querem receber

Eleições 2014|Do R7

O site para doações a Dilma entrou no ar nesta segunda-feira (4)
O site para doações a Dilma entrou no ar nesta segunda-feira (4) O site para doações a Dilma entrou no ar nesta segunda-feira (4)

Os candidatos à Presidência já começam a passar o chapéu para arrecadar mais dinheiro para as campanhas eleitorais deste ano. Nesta segunda-feira (4), foi a vez de a presidente Dilma Rousseff lançar o portal doeagora.dilma.com.br, onde é possível os apoiadores da presidente contribuírem com a campanha da reeleição.

Não há valor mínimo para a contribuição e é preciso o preenchimento de uma ficha de cadastro para doar. Entre os valores sugeridos está o de R$ 13. As doações pessoais foram inspiradas na campanha do democrata Barack Obama, eleito e reeleito, em 2012, presidente dos Estados Unidos.

A nota em que o comitê de campanha da presidente informa sobre o site também cita como exemplo da utilização do financiamento coletivo para campanha a política da presidente do Chile, Michelle Bachelet.

— Este tipo de ação é importante porque aumenta o poder do povo, expande as formas de participação popular e é uma demonstração de sistema democrático.

Publicidade

Luciana Genro defende fim do fator previdenciário; Everaldo Pereira, segurança

Leia mais sobre Eleições 2014

Publicidade

Financiamento

A fila das doações populares foi puxada pela candidata do PSOL à Presidência, Luciana Genro. Ela lançou na última terça-feira (29) o portal contribuir.lucianagenro.com.br. Nele, é possível fazer doações por meio do cartão de crédito ou débito automático.

Publicidade

A candidata socialista ataca o grande volume de dinheiro das campanhas dos concorrentes ao Planalto dizendo que estas campanhas estão orçadas em milhões "pois eles tem o financiamentos dos bancos, das empreiteiras e das grandes empresas. Nós defendemos interesses opostos aos destes setores, por isso não temos estes recursos".

Os próximos a lançar um portal para receber contribuições são o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o candidato do PV, Eduardo Jorge. Os outros candidatos ainda não sinalizaram intenção de pedir dinheiro aos eleitores.

Veja as notícias do R7 na palma da mão. Assine o R7 Torpedo

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.