Eleições 2014

Eleições 2014

10/9/2013 às 11h17 (Atualizado em 10/9/2013 às 14h12)

Dilma lidera pesquisa de intenção de votos para eleição de 2014, diz CNT

Presidente tem a preferência de 36,4% da população, seguida por Marina Silva, que tem 22,4%

Kamilla Dourado, do R7, em Brasília

A presidente Dilma Rousseff tem a maior parte da preferência dos eleitores brasileiros para ocupar o Palácio do Planalto por mais quatro anos. Candidata à reeleição em 2014, Dilma possui 36,4% das intenções de voto, de acordo com pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte), feita em parceira com a MDA Consultores, divulgada nesta terça-feira (10).   

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 135 cidades de 21 unidades da federação, das cinco regiões brasileiras. As entrevistas foram feitas entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2013.      

A provável candidata Marina Silva (sem partido), que tenta fazer o partido Rede Sustentabilidade sair do papel, está em segundo lugar, com 22,4% das intenções. O terceiro lugar na pesquisa estimulada pertenve a Aécio Neves (PSDB-MG), com 15,2%. O governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) aparece em quarto, com 5,2% da preferência.

Aprovação pessoal de Dilma sobe e chega a 58%, diz CNT

Leia mais notícias de Brasil e Política

Para o presidente da CNT, senador Clésio Andrade, apesar do aumento de popularidade, os índices de desaprovação levam Dilma a um segundo turno.   

— É difícil que acima de 40 [%] ela evite segundo turno. Quando baixar de 40 aumenta a possibilidade de vencer no primeiro turno.  

Desfile de 7 de Setembro: Dilma e Forças Armadas mostram poder de fogo do País 

Pesquisa espontânea

Dilma também lidera a intenção de votos em pesquisa espontânea, quando os entrevistados dizem qual o político gostaria que governasse o País. A presidente é lembrada por 16% dos entrevistados.  

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em seguida, com 9,7%. Marina Silva (sem partido) tem 5,8%, seguida de perto por Aécio Neves (PSDB), com 4,7%. O pessebista Eduardo Campos tem 1,6%, e José Serra conta com a preferência de 1% do eleitorado.  

Ainda são lembrados pelos eleitores o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), com 0,5%, e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Joaquim Barbosa, que também tem 0,5%. 

Outros candidatos foram citados por 1,8% dos entrevistados. Um total de 19,2% disseram que não votariam em nenhum destes citados, em branco ou nulo. Por fim, 38,9% disse ainda não saber em quem votar ou simplesmente não respondeu.

Mais fotos: encontro de Dilma com papa vira piada na web

Segundo turno

Em um eventual segundo turno contra Marina Silva, Dilma tem 40,7% das intenções de voto, contra 31,9% da suposta concorrente. Os votos brancos e nulos totalizariam 20,7%, segundo a pesquisa CNT/MDA. Outros 6,7% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

No cenário entre Dilma Rousseff e Aécio Neves no segundo turno, a presidente tem 44% das intenções de voto, contra 24,5% do tucano. Os votos brancos e nulos chegariam a 25%. Outros 6,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam.

Contra Eduardo Campos, Dilma também tem a maior parte das intenções de voto em um eventual segundo turno. São 46,7% das intenções de voto para a presidente, contra 16,8% para o pessebista. Os brancos e nulos seriam 28,8% do total, e 7,7% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
Tiririca, Bolsonaro, Feliciano...

Eleitos têm micro-ônibus, mansões e até um Fusca. Veja os patrimônios

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Não foi dessa vez!

Candidatos bizarros derrapam nas urnas e fazem feio em 2014

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Hulk, Paula Lavigne...

Veja os famosos que descumpriram leis eleitorais nestas Eleições

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
Compartilhe
Dos campos para a política

Veja quais atletas se elegeram e quais fracassaram nas eleições

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Google Plus
  • Últimas de Eleições 2014

  • Últimas de Notícias

X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!