Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Lindbergh Farias diz que não retira candidatura a governo do Rio de Janeiro

PMDB fluminense ameaçou não apoiar Dilma em 2014 caso PT não apoie Luiz Fernando Pezão

Eleições 2014|

Farias foi eleito para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado
Farias foi eleito para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Farias foi eleito para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) afirmou nesta terça-feira (26) que "de forma nenhuma" vai retirar sua candidatura ao governo do Rio de Janeiro no próximo ano. Na segunda-feira (25) o diretório fluminense do PMDB cobrou em nota a desistência de Lindbergh e o apoio do PT ao nome do atual vice-governador Luiz Fernando Pezão, sob a ameaça de não garantir palanque para a candidatura à reeleição da presidente Dilma Rousseff no Rio.

— Não, de forma nenhuma [retiro a candidatura]. Eles sabem que a nossa candidatura está colocada. Nós já apoiamos o PMDB e a nossa candidatura está colocada. Eu sinceramente só não acho que essa foi uma forma elegante de tratar desse tema.

As afirmações foram feitas em entrevista coletiva logo após o senador ser eleito presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

— Acho que não fica bem quem quer dar declaração colocar contra a parede.

Publicidade

Senadores elegem petista Lindbergh Farias para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos

Ciro critica Campos, mas governador evita polêmica

Publicidade

Leia mais notícias de Brasil

Segundo o senador, "as coisas não funcionam assim, dando ultimato na presidente da República, senão não vamos apoiar". Para ele, a nota não representa força, ao aparentar que a candidatura do PT esteja incomodando, mas demonstração "talvez de fraqueza". O petista lembrou que seu nome foi aprovado por unanimidade em convenção estadual do partido.

Publicidade

— Nós vamos continuar caminhando. Vamos caminhar, mas se o PMDB quiser lançar candidatura própria deles, eles estão no seu direito. Não pode, na convenção deles, decidir sobre o que a gente vai fazer. Quem decide é a gente.

O petista garantiu que também "não vai haver" um pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da atual presidente da República para que ele retire a candidatura. Como forma de mostrar o aval da cúpula do PT, ele lembrou que o publicitário João Santana, responsável pela campanha de Dilma em 2010, foi quem coordenou o programa partidário estadual do PT que foi ao ar no final de semana.

Lindbergh Farias isentou o atual governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), de responsabilidade pela nota, embora a reportagem tenha apurado que o pronunciamento tenha contado com o aval do chefe do executivo estadual. A nota foi assinada pelo presidente do diretório regional do PMDB, Jorge Picciani, que perdeu a disputa ao Senado em 2010 para Lindbergh.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.