Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Candidatos criticam Governo por efetivação de 98 mil sem concurso e Pimenta culpa oposição 

Tarcísio e Fidélis questionam piso salarial e direitos trabalhistas

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7

Tucano afirma que Governo de Minas paga o piso salarial aos professores
Tucano afirma que Governo de Minas paga o piso salarial aos professores Tucano afirma que Governo de Minas paga o piso salarial aos professores

A situação dos cerca de 90 mil servidores da educação efetivados irregularmente, segundo o STF, levantou o tiroteio entre Pimenta da Veiga (PSDB) e Fidélis Alcântara (PSOL) durante o debate promovido pela Rede TV na noite deste domingo (21). 

Leia mais notícias no R7 Minas

Pimenta da Veiga culpou a oposição em Minas pela derrubada da Lei 100, alegando que em Estados como São Paulo os servidores também foram efetivados sem concurso. 

- É muito bom poder falar da Lei 100. Havia 90 mil contratados, desde muito tempo, o governo criou a Lei 100 para proteger os trabalhadores. Veio a oposição e conseguiu que o MP denunciasse no Supremo. Só aqui a oposição conseguiu derrubar. Desses, 30 mil já se aposentaram. Só por isso a lei já terá valido. 

Publicidade

O socialista Fidélis rebateu, dizendo que há aprovados em concurso desde 2012 que não são chamados e que o Governo de Minas não depositou os direitos previdencários. 

- 90 mil servidores não receberam garantias previdenciárias. Elas não foram depositadas nem no INSS nem no IPSEMG. O Governo do Estado, nas administrações Aécio e Anastasia, roubou essas pessoas. Não podemos ficar fantasiando como as propagandas do Governo. 

Publicidade

Pimenta defendeu aumento para os professores e afirmou que o Governo já paga o piso - o governo paga sob regime de subsídio.

- O Ideb colocou MG como a melhor educação fundamental do País. Aqui paga-se o piso sobre determinada interpretação, mas não estou satisfeito. O piso é muito pequeno. 

Publicidade

Tarcísio Delgado (PSB) também criticou a situação dos professores.

- O Pimenta faz oposição aos seus companheiros que estiveram à frente do Governo nos últimos 12 anos. Eles levaram o Estado à insolvência. Tivemos mais de meio ano de greve. Tem 12 anos que vencimentos não são corrigidos. Como pode? 

Entrevistas dos candidatos no MG no Ar:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.