Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MPE quer cassar registro de Pezão (PMDB) por uso de rede social do governo para propaganda política

PRE-RJ processou Pezão e o candidato a vice, Francisco Dornelles, por abuso de autoridade

Eleições 2014|Do R7

Pezão (PMDB) foi processado por abuso de autoridade pelo PRE-RJ
Pezão (PMDB) foi processado por abuso de autoridade pelo PRE-RJ Pezão (PMDB) foi processado por abuso de autoridade pelo PRE-RJ

A PRE-RJ (Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) processou o governador e candidato à reeleição Luiz Fernando Pezão (PMDB) por abuso de autoridade e conduta vedada. De acordo com a investigação da procuradora Adriana Farias, a chapa formada pelo governador e pelo candidato a vice, Francisco Dornelles (PP), foi favorecida por propagandas institucionais na página do Twitter do governo do Estado.

Para o MPE (Ministério Público Eleitoral), Pezão e Dornelles devem ser punidos com multa, cassação do registro de candidato e retirada da propaganda institucional que deu origem ao processo.

De acordo com a PRE, o perfil na rede social mantém inúmeras notícias institucionais irregulares, e são vinculadas a Pezão por meio de fotos, compartilhamentos e notificações da página pessoal do candidato. Para a procuradora, a página deixou de informar apenas notícias sobre a administração para publicar conteúdo relacionado às eleições.

— É possível vislumbrar manifesto desvirtuamento do uso da página do Governo para beneficiar a candidatura dos réus em detrimento de seus opositores. A publicidade exorbitou da sua função de informar os atos da administração e do legítimo interesse comunitário, veiculando dizeres do governador com teor substancialmente eleitoreiro.

Publicidade

Segundo o PRE, uma das mensagens publicadas irregularmente dizia: “#LFPezao:Nós vamos fazer td que estiver ao nosso alcance. Continuem com o @GovRJ”.

Em nota, a assessoria de Pezão afirmou: "Desde o início do período eleitoral, em 5 de julho, as publicações nos perfis institucionais do Governo RJ nas redes sociais obedecem à legislação eleitoral em vigor. Neste período, não há qualquer publicação referente ao governador e/ou postagens com conteúdo relacionado à campanha do candidato."

Publicidade

Na última pesquisa divulgada pelo Datafolha, Luiz Fernando Pezão aparece empatado com Anthony Garotinho (PR), com 25% das intenções de voto cada um. Em seguida, aparece o candidato do PRB, Marcelo Crivella, com 19%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Veja o vídeo:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.