Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Paulo Câmara é eleito governador de Pernambuco

Candidatura do pessebista ganhou força após a tragédia que matou Eduardo Campos

Pernambuco|Do R7

Candidato Paulo Câmara (PSB), vota na manhã deste domingo em Recife
Candidato Paulo Câmara (PSB), vota na manhã deste domingo em Recife Candidato Paulo Câmara (PSB), vota na manhã deste domingo em Recife

Paulo Câmara, do PSB, foi eleito governador de Pernambuco já neste domingo (5). Às 19h56, com 82,5% das urnas apuradas, o pessebista obteve 2.437.445 votos válidos (67,71% do total), contra 1.132.340 votos (31,46%) do segundo colocado, Armando Monteiro (PTB). 

Escolhido por Eduardo Campos para manter o PSB no governo pernambucano, Paulo Câmara aparecia com apenas 11% nas pesquisas de intenção de voto. Contudo, a morte do presidenciável, em 13 de agosto, impulsionou a candidatura do pessebista, que cresceu mais de 20 pontos após a tragédia que matou Campos.

O teceiro colocado foi Zé Gomes, do PSOL, com 23.111 votos (0,62%). Jair Pedro, do PSTU, Miguel Anacleto, do PCB, e Pantaleão, do PCO, não alcançaram 1% da votação. 

Homem de confiança de Campos

Publicidade

Nascido em 1972, Paulo Câmara é formado em ciências econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco, tem pós-graduação em contabilidade e controladoria governamental e mestrado em gestão pública pela mesma universidade.

A eleição 2014 é a primeira em que Câmara se candidata para um cargo eletivo. Antes disso, trabalhou no Tribunal de Contas do Estado (1995), Tribunal de Justiça de Pernambuco (2003) e na Câmara de Vereadores de Recife (2005).

Publicidade

Começou a se destacar na vida pública quando entrou para a equipe do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, em 2007, quando assumiu a Secretaria de Administração do Estado.

No segundo mandato de Campos à frente de Pernambuco, em 2010, Câmara chefiou a Secretaria de Turismo e, no ano seguinte, passou para a Secretaria da Fazenda, onde permaneceu até o início de 2014.

Publicidade

Em outubro de 2013 se filiou ao PSB, de olho nas eleições deste ano. Mesmo sem perfil político, foi escolhido por Campos como seu sucessor para manter o comando do Estado sob controle do partido.

Veja a apuração completa das eleições em Pernambuco

De perfil técnico, Paulo Câmara é aposta do PSB para manter legado de Campos em PE

Senador

Também filiado ao PSB, Fernando Bezerra Coelho será o representante de Pernambuco no Senado. Com 87,96% das urnas apuradas (às 20h06), o pessebista recebeu 2.316.499 votos (64,36% do total válido), ficando à frente do petista João Paulo (1.252.236 votos, 34,79%)

Fernando Bezerra confirma hegemonia do PSB em Pernambuco e é eleito senador

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.